Música

No Circuito

Cantora baiana Aiace faz sucesso em palcos internacionais

Genilson Coutinho,
27/07/2024 | 12h07
FOTO: Divulgação

O meu passarinho voou. É com este grau de ludicidade que o advogado, músico e compositor Gileno Félix, celebra o sucesso da filha Aiace em palcos da Europa, logo após uma bem-sucedida incursão pela América Latina. E não é para menos. A menina que encantou baianos, nordestinos e brasileiros como vocalista do grupo regional Sertanília, literalmente alça voos ainda mais altos em direção ao sucesso internacional, esbanjando talento e um suingue próprio como cantora solo em palcos da Itália.

Este segundo tour pelo “País da Bota” – Aiace já arrebatou os corações italianos durante a temporada de lançamento do seu segundo disco solo, que não por coincidência leva o sugestivo título ‘Eu andava como se fosse voar-, perfaz uma agenda de 12 shows em locais consagrados para a música, como o Peperoncino Jazz Festival, o Gallura Buskers Festival e o Bande A Sud Festival, permeados por apresentações em casas de concerto da Itália.

Vale lembrar que Aiace já havia carimbado o passaporte no Velho Continente com apresentações na Espanha, País Basco e Portugal, não sem antes conquistar plateias em cidades da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. A bagagem internacional também computa shows na Colômbia e no México.

Maturidade – Formada em Canto Popular pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Aiace navega pela música folclórica e pelo jazz, com a mesma desenvoltura em que interpreta o pop e o rock, em shows que primam pela diversidade e que carregam a ancestralidade afro-baiana. São apresentações solo, duos e com a participação de bandas em formatos que permitem shows em parcerias de vários formatos, inclusive sexteto.

Desde o primeiro disco solo, “Dentro ali”, Aiace demonstra um amadurecimento próprio de uma artista que sabe qual estrada deseja trilhar. “Sou uma cantora que carrega a ancestralidade como base, mas ao mesmo tempo curiosa e pronta para descobrir novos caminhos e novas formas de fazer música”.

E assim, irrequieta e persistente Aiace vai pavimentando uma carreira que tem a benção do padrinho Lazzo Matumbi e a participação luxuosa do saudoso Luiz Melodia no segundo trabalho solo, que contou ainda com outros nomes de peso, como Mestrinho, Letieres Leite, Luedj Luna, Karol de Souza, Maracatu Ventos de Ouro Marisol Mwaba, Siamese, Bruna Costa, Manuela Rodrigues, Mariana Guimarães, Natália Matos e Rahissa Bittar. Uma boa oportunidade de conhecer mais intimamente o trabalho da cantora é assistindo o clipe do single “Nobre Mulher”, com direção luxuosa de Rhaissa Bittar. É fato: ninguém segura essa baiana arretada e com DNA carregado de talento.