Ícone do site Dois Terços

Canadá anuncia novo acrônimo para se referir a comunidade LGBTQ2+

Imagens da parada do orgulho de Toronto, no Canadá, em 2015 — Foto: Chris Young/The Canadian Press via AP

Depois de usar a sigla 2SLGBTQQIA+ em um texto em uma rede social no dia 4 de outubro, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi criticado pela oposição de seu país e também por canais de TV conservadores.

Trudeau usou 2SLGBTQQIA+ para falar sobre um dia de memória das vítimas de pessoas incluídas nesses grupos que desapareceram ou foram assassinadas.

Mas o que é a sigla inteira? O que é 2S? Veja abaixo o que significa cada um dos caracteres:

2S: Dois espíritos
L: Lésbicas
G: Gays
B: Bissexuais
T: Transexuais
Q: Pessoas que estão se Questionando
Q: Queer
I: Intersexo
A: Assexual
+: Outros

“Eles dizem que os LGBT têm dois espíritos, o espírito de homem e o de mulher; isso não é algo que foi discutido pela comunidade, é algo local”, diz Renato Viterbo – vice-presidente da Associação Parada LGBT+ de São Paulo.

Seis políticos que se identificam dessa forma foram eleitos para o Parlamento do Canadá na semana passada.

Onze caracteres
A ideia de ter tantos caracteres na sigla é para que cada um dos diferentes grupos se sinta representado. No entanto, diz Viterbo, as adições de letras à sigla deveriam ser discutidas em encontros e convenções.

Grosso modo, as letras da sigla se dividem em duas categorias:

Identidade de gênero é a forma como a pessoa se apresenta na sociedade, seja mulher, homem, ou uma pessoa que não se encaixe no padrão binário da sociedade, ou até mesmo sem gênero.
Orientação sexual é a característica da pessoa preferida para relacionamento: se com pessoas do mesmo gênero ou não.
Há quem use a letra A, de assexual, na sigla, mas essa é uma letra que causa alguma controvérsia, pois não se trata de identidade de gênero e nem de orientação sexual (uma vez que a pessoa assexual pode ter relações amorosas com qualquer gênero).

Sair da versão mobile