A Campêlo Companhia de Dança apresenta o espetáculo ORI-Ô, no dia 06 de abril de 2024 às 19h, no Teatro Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves, em Salvador. A apresentação será para pessoas convidadas, marcando o lançamento da companhia de dança.
ORI-Ô conta a história de uma luta ancestral, inspirada nas relações de sobrevivência, trazendo uma crítica referente às questões da identidade preta na sociedade. Assim a obra visa abordar as diversas pisadas impostas covardemente fazendo uma relação da construção a partir da espiritualidade como um todo, tendo foco as relações das formações como meios de conectar o ancestral com o atual, tendo como base o arquétipo dos orixás das religiões de matrizes africanas afro diaspóricas.
Com 10 pessoas bailarinas em cena, através da formação das cabeças, o espetáculo busca trilhar caminhos a partir da espiritualidade no sentido de trazer a essência do equilíbrio e o cuidado com a conexão de cada cabeça. Tendo como objetivo central promover a importância da conexão ancestral a partir da crença e da fé enquanto conscientização, assim mantendo viva a cultura em nosso país, buscando revelar uma construção pela valorização artística.
Para a diretora artística da companhia, Tati Campêlo, “ori-ô proporcionará aos intérpretes uma auto conexão espiritual e artística, partindo da dança afro contemporânea como base de pesquisa”.
“Essa obra veio ao encontro de acontecimentos vistos em nossa sociedade que a partir de uma inquietação da coreógrafa, que traz em sua trajetória a necessidade de expor através da dança afro a questão do afeto e cuidado psicológico. Através da dança afro contemporânea com base na religião de matrizes africanas, que o espetáculo chega como conscientização para a sociedade, mostrando que acima de tudo a fé está presente em todos os lugares, e o quão é ancestral o sentir das divindades presentes em tantas vidas, finalizou.
A Tati Campêlo é mulher negra, candomblecista, produtora cultural, empreendedora negra; Técnica em Dança pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB; Professora, pesquisadora e difusora das Danças de Matrizes Africanas; Promove ações de formações em Danças Afro-brasileiras para pessoas e grupos interessados em aprofundar neste conhecimento; Atua como professora de Danças Afro-brasileiras nos Cursos Livres da Escola de Dança da FUNCEB.
SERVIÇO
Campêlo Companhia de Dança estreia espetáculo Ori-ô
Onde: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, centro de Salvador)
Quando: 6 de abril de 2024, às 19h
Apenas para pessoas convidadas