Artista plástico expõe obras inspiradas em Aleijadinho no MAB
Nos dias em que se celebra a Semana Santa, o Museu de Arte da Bahia inaugura na próxima quarta (5), às 19h, a exposição “Ocaso – Aleijadinho, Arte e Fé”, do artista plástico Antônio Carvalho de Novaes. Na mostra estão pinturas inspiradas nas obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, especificamente as faces dos doze profetas esculpidos em pedra-sabão pelo artista mineiro, que pelas mãos de Antônio Novaes ganham as telas com impressionante estilo realista a partir de técnica mista de pontilhismo e óleo sobre tela.
“O MAB tem a honra de expor pinturas do artista plástico Antônio Carvalho de Novaes, natural de Juazeiro-BA, numa justa homenagem ao grandioso Antônio Francisco Lisboa ou Mestre Aleijadinho, escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Após exaustiva pesquisa, Antônio Novaes concentrou sua inspiração nos personagens dos “Passos da Paixão de Cristo”, esculturas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos – Sabará – Minas Gerais”, destaca Ana Liberato, diretora do MAB.
“As esculturas do Aleijadinho remetem a manifestações de fé e religiosidade, conferindo a exposição um valor transcendente, de variados significados, conduzindo o visitante a uma experiência singular de fruição estética, sensorial e poética”, acrescenta o artista plástico Antônio Carvalho de Novaes.

Antônio Novaes reside em Feira de Santana e começou sua vida artística aos 14 anos de idade. Em 2015, realizou exposição na cidade de Zwolle, na Holanda. Em 2016, apresentou na Galeria de Arte Carlo Barbosa, em Feira de Santana, a exposição “Recortes de Feira de Santana”. Em 2017, o artista viajou para a cidade de Congonhas – MG, para conhecer e fotografar as obras do Aleijadinho, obtendo material para realizar suas telas. Em 2019, foi exibida pela primeira vez a exposição “Ocaso – Aleijadinho, Arte e Fé”, no Museu Regional de Arte (MRA), em Feira de Santana, e no mesmo ano no Museu de Arte Sacra da UFBA (MAS-UFBA), em Salvador.
“Ocaso – Aleijadinho, Arte e Fé” recebeu este título em referência ao poema “Ocaso” do modernista Oswald de Andrade, que esteve no município de Congonhas na companhia de outros modernistas, na década de 1920, e a partir de então foi resgatada a importância do Aleijadinho para a arte, a história e a cultura do Brasil. Antônio Francisco Lisboa é considerado o maior escultor brasileiro de todos os tempos, as esculturas que fazem parte do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Unesco como patrimônio da humanidade.
A exposição, gratuita ao público, ficará aberta para visitação até 14 de maio, sempre de terça a sexta, das 13h às 18h, e finais de semana e feriados, das 13h às 17h. O MAB é um equipamento administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, vinculado à Secretaria de Cultura.
SERVIÇO
Abertura da exposição “Ocaso – Aleijadinho, Arte e Fé”
Artista plástico Antonio Carvalho de Novaes
Quando: 5 de abril de 2023, às 19h
Visitação: 6 de abril a 14 de maio
Onde: Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória, 2340)
Quanto: Gratuito