Arte e Exposições

Música

No Circuito

Artesanato, música e gastronomia movimentam Festival da Cerâmica Maragogipinho a partir de hoje (14)

Genilson Coutinho,
14/11/2024 | 12h11
Foto Agência Dudes

Maragogipinho faz um convite aberto para uma experiência cultural completa de hoje até domingo, 14 a 17 de novembro. O II Festival da Cerâmica Maragogipinho começa nesta quinta-feira com uma programação que celebra mestras e mestres ceramistas, artesãs e artesãos de Maragogipinho.

Repleto de manifestações culturais, o Festival contará com apresentações de grupos regionais, Feira Artesanato da Bahia, visitas guiadas às mais de 140 olarias locais, Feira Afro Bahia, cinema, gastronomia, roda de conversa e shows musicais de Sandra Sá, Luiz Caldas, Jau, Sambaiana, Aloísio Menezes, Dão Black, além de artistas da região.

Localidade reconhecida pela UNESCO como maior centro cerâmico da América Latina, Maragogipinho é uma jóia do Recôncavo Baiano, distrito de Aratuípe, município situado a cerca de 80km de Salvador. Neste segundo ano de realização, o festival, que é dedicado ao ofício que é a atividade de subsistência e resistência dessa comunidade de mais de três mil habitantes, traz como tema “Cerâmica e Tradição: Celebrando o Boi Bilha”. A temática destaca uma das obras artísticas mais emblemáticas produzidas ali, o Boi Bilha, que é criação de um dos baluartes daquela comunidade, o Mestre Vitorino, e hoje reproduzida pelas mãos de outros tantos artesãos e artesãs.

Nesta quinta-feira (14), O Festival da Cerâmica Maragogipinho começa às 15h com apresentação da Fanfarra Bampita, seguida pela Roda de Conversa: “A importância da Patrimonialização para Maragogipinho”, às 17h30, depois, artesãs e artesãos se reúnem na Praça Matriz para uma sessão especial de cinema, com exibição do minidocumentário “Em Torno do Barro”, produzido pela UFRB, sobre os mestres ceramistas, e também exibição do videoclipe de animação “Anjo de Barro”, de Ionã Scarante e Eudaldo Monção Jr. Às 19h, Dão Black abre a programação musical do Festival com um show especial em que ele canta os sucessos de Roberto Carlos.

SHOWS
Além dele, o Festival recebe artistas nacionais e locais para shows gratuitos nos quatro dias de programação. Na sexta-feira (15), a festa começa com a banda Cem, às 18h, seguida por Sambaiana, e Banda Oliveira convida Luiz Caldas. No sábado (16), terá Milena Figueiredo, JBS, Aloísio Menezes, e Banda Oliveira convida Sandra Sá. E no domingo (17), a festa começa mais cedo, às 15h, com Geovany Santos, Raphinha Santos, Jau, Jeu Nogueira e Dan Miranda, encerrando a programação, encerrando a programação.

FEIRAS
Durante o Festival, a Feira Artesanato da Bahia reunirá mais de 30 artesãs e artesãos do Baixo Sul que irão comercializar obras artísticas e peças decorativas e utilitárias produzidas nas mais de 140 olarias locais, entre elas: louças de barro, potes, talhas, bois bilha, panelas, vasos, pratos, esculturas e moringas.

Também integra o Festival da Cerâmica uma edição da Feira Afro Bahia, iniciativa que reúne afro-empreendedores das áreas de moda, beleza, gastronomia e artes, com objetivo promover a geração de renda e o desenvolvimento econômico da população negra, colaborando com a promoção da igualdade racial, o combate ao racismo e o fortalecimento dos afro-empreendimentos. As feiras acontecem na Praça Matriz, de sexta-feira a domingo (15 a 17), das 10h às 20h.

Uma feira gastronômica, repleta de produtos regionais da culinária do Recôncavo, Baiana e Nordestina, além de comidas de rua, completará a experiência do público no Festival. Funcionará nos dias 15 e 16, das 11h à 0h, e no dia 17, das 11h às 20h.

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://bit.ly/MaragogipinhoProgramacao

FOTOS DE DIVULGAÇÃO: https://bit.ly/3O9q0HE

SERVIÇO:
FESTIVAL DA CERÂMICA MARAGOGIPINHO
DATA: 14 a 17 de novembro (quinta-feira a domingo)
LOCAL: Praça da Matriz – Maragogipinho (Aratuípe – BA)
GRATUITO