Aliança Nacional LGBTI+ é reconhecida com status consultivo pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas
Depois de ser recomendada pelo Comitê sobre Organizações Não-Governamentais das Nações Unidas no relatório E/2023/32 (PART II), a Aliança Nacional LGBTI+ teve seu Status Consultivo confirmado com a adoção do relatório pelo Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Este credenciamento é o único meio formal de reconhecimento da ONU para Organizações Não-Governamentais e participação da sociedade civil. O status consultivo permite à Aliança acesso a espaços de discussão no ECOSOC e em seus orgãos subsidiários, com intervenções orais ou por escrito, além de possibilitar que organizemos eventos paralelos dentro da ONU, com o apoio de países membros.
O ECOSOC concede status consultivo a Organizações Não-Governamentais que tenham contribuído significativamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Como organização que luta pela educação e saúde de qualidade para pessoas LGBTI+, redução das desigualdades, igualdade de gênero, e construção de instituições que não discriminem por orientação sexual ou identidade de gênero, a Aliança Nacional LGBTI+ fica feliz pelo reconhecimento e nos comprometemos a trabalhar também neste novo espaço em benefício de todas as pessoas LGBTI+.