Ícone do site Dois Terços

Afro Darg Barbárie Bundi estreia nova performance “AMỌ” no Vila Lacre

Foto: Genilson Coutinho

A Afro Drag Barbárie Bundi estreia a sua nova performance “AMỌ” no “Vila Lacre: pequena mostra LGBTQIAPN+”, no dia 7 de março (quinta-feira), às 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB). O evento é promovido pelo Teatro Vila Velha, com artistas locais e internacionais de 6 a 10 de março e tem entrada gratuita. Barbárie Bundi, criada pelo multiartista Thiago Romero, é uma Afro Drag Diaspórika que há 12 anos atua como cantora, performer, artista visual, diretora artística e figurinista. Sua pesquisa se concentra nas artes pretas da diáspora, buscando ampliar as narrativas afirmativas LGBTQIAPN+.

Em “AMỌ” ou “AMÒ”, nova performance ainda em construção, a drag parte do conceito de Afro-Fabulação em uma jornada de autodescoberta e conexão com suas raízes ancestrais em terra firme, utilizando o barro como uma poderosa metáfora e lançando um olhar sobre as histórias das bixas pretas que moldaram sua jornada.

“Estou muito feliz de participar do Vila Lacre, iniciativa importante para nós que produzimos artes voltadas para a cultura LGBTQIAPN na cidade. É sempre fundamental ter espaços para apresentar nossas criações e promover trocas com artistas. “AMÒ” é mais um passo da minha pesquisa e também inicia um novo ciclo dentro do meu trabalho. A performance ainda está em construção mas senti que o momento pedia para eu apresentá-la”, destaca Barbárie Bundi.

O termo “amọ”, que significa argila na língua Iorubá, não é apenas um material físico, mas também um símbolo de criação, transformação e conexão com a terra. A performance é concebida, então, como um ritual, uma evocação às ancestralidades afro-brasileiras que permeiam cada aspecto da existência da artista. “AMỌ” marca o início de uma nova fase no trabalho da Drag Queen Barbárie Bundi que prevê lançamento de EP, show ao vivo, podcast e outras iniciativas durante o ano de 2024.

Serviço:
Afro Drag Barbárie Bundi no Vila Lacre – Performance “AMỌ”
Data: 7 de março (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Museu de Arte da Bahia – MAB (Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória)
Classificação: 14 anos
Entrada Gratuita

Sair da versão mobile