Música

No Circuito

Notícias

Ouça este post.

Afoxé, rap, axé music e oficina de percussão integram a grade cultural do Pelô neste sábado (24)

Genilson Coutinho,
24/01/2026 | 14h01

A cultura baiana segue pulsante pelas ruas e largos do Pelourinho durante a estação mais animada do ano, e, neste sábado (24), atrações inéditas que integram a programação do verão baiano irão subir aos palcos do Centro Histórico de Salvador. São elas: Amanda Santiago, Roça Sound, Mr. Armeng e Filhos do Congo, além do workshop percussivo comandado pelo coletivo Bahia Percussion Camp. Tanto os shows quanto a oficina de percussão têm entrada gratuita, proporcionando conhecimento, diversão e acesso à cultura aos visitantes do Pelô.

As atividades começam pela manhã, às 10 horas, no Largo Tereza Batista, com o workshop percussivo do Bahia Percussion Camp, grupo que traz em seus batuques e ensinamentos influências do candomblé, do pagode, do samba de roda, entre outros ritmos e vertentes musicais.

A proposta é expandir o conhecimento sobre percussão para além do exercício prático, promovendo diálogos entre os participantes sobre a origem dos toques, quem são os principais mestres da percussão, entre outras interações que valorizam a arte de tocar percussão, especialmente na Bahia. Toda essa programação faz parte do projeto Verão na Bahia. Um Estado de Alegria, promovido pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa). 

É nesse mesmo largo que o rapper Mr. Armeng e o grupo Roça Sound, às 19 horas, levam a cultura hip hop para trocar com baianos e turistas que frequentam o Pelourinho. Mr. Armeng, que, além de MC, é arte-educador e leva a música como instrumento de transformação para a sala de aula, vai apresentar suas músicas autorais, que fazem críticas ao modelo de sociedade em que vivemos, com letras contundentes sobre batidas de rap.

Ele divide o palco com o grupo Roça Sound, que também utiliza o rap para trazer reflexões e mensagens afirmativas em suas letras. Oriundos da periferia soteropolitana, já lançaram cinco álbuns, que envolvem o rap, o reggae e o sound system, e prometem apresentar um mix desses trabalhos para o público do Pelourinho neste sábado.

AXÉ E AFOXÉ BEM REPRESENTADOS – Quem assume a responsabilidade de levar clássicos do axé music para o Centro Histórico é a cantora e compositora Amanda Santiago, às 20 horas, no Largo Pedro Archanjo. Ex-vocalista da Timbalada, filha do músico Lui Muritiba e parceira artística de Carlinhos Brown, ela inclui no repertório sucessos como “Toneladas de Desejo”, “Sambaê” e “Minha História”.

Já no Largo Quincas Berro D’Água, às 19 horas, o grupo Afoxé Filhos do Congo mantém vivos o ijexá e a cultura afro, traduzindo a força e a beleza de um bloco afro para baianos e turistas do Pelourinho. Para conduzir ainda melhor os ritmos, o grupo associa diversos instrumentos de corda aos batuques percussivos, já característicos dos blocos afro-brasileiros. A noite promete ainda participações especiais, como a do vocalista Jorginho Commancheiro, fundador e presidente do grupo cultural Commanche do Pelô.

Lembrete: todas as entradas são gratuitas. 

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO VERÃO NA BAHIA NESTE SÁBADO (24)

  • LARGO TEREZA BATISTA

Atração: Worshop Bahia Percussion Camp

Horário: 10h

Entrada gratuita

Atração: Mr. Armeng e Roça Sound

Horário: 19h

Entrada Gratuita

  • LARGO QUINCAS BERRO D`ÁGUA

Atração: Filhos de Congo e convidados

Horário: 19h

Entrada Gratuita

  • LARGO PEDRO ARCHANJO

Atração: Amanda Santiago

Horário: 20h

Entrada Gratuita