Ícone do site Dois Terços

Adotar hábitos saudáveis pode prevenir 30% dos casos de câncer, alerta especialista

(Foto: Divulgação)

Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres vão desenvolver algum tipo de câncer ao longo da vida, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da OMS (IARC). No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 625 mil novos casos de câncer devem ser registrados em 2022, sendo 32.590 previstos na Bahia.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard e publicado na revista Nature Reviews Clinical Oncology, aponta para o aumento da incidência do câncer em pessoas com menos de 50 anos de idade nas próximas décadas. A pesquisa atesta o que a unanimidade dos especialistas recomenda: a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção do câncer. Segundo a oncologista Clarissa Mathias, do NOB Oncoclínicas, diversas práticas do estilo de vida moderno são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer, mas também é preciso considerar os avanços da medicina que permitem o diagnóstico cada vez mais cedo.

Estilo de vida e câncer

Tabagismo, sedentarismo, obesidade, má higiene do sono, consumo de bebida alcoólica em excesso e ingestão de alimentos altamente processados são fatores que aumentam o risco de desenvolvimento do câncer. De acordo com INCA, a obesidade é considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de 11 dos 19 tipos mais frequentes de tumores na população brasileira.

“Mudar o estilo de vida não é simples, exige disciplina, mas é possível e traz inúmeros benefícios para saúde física e mental e para a qualidade de vida. Ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regular já podem prevenir cerca de 30% dos casos de câncer”, afirma a especialista do NOB Oncoclínicas.

Uma alimentação in natura, com verduras, frutas, legumes, raízes, grãos e oleaginosas é mais saudável e contribui para redução do risco de câncer e de outras comorbidades. “Reduzir o consumo de carne vermelha, evitar comida ultraprocessada, limitar o uso do sal e buscar uma alimentação equilibrada e rica em fibras e verduras são hábitos que podem diminuir o risco do desenvolvimento de tumores”, afirma a oncologista.

Outro vilão na luta contra o câncer é o cigarro. De acordo com a OMS, o tabagismo é responsável por 25% de todas as mortes por câncer no mundo. O cigarro é o principal fator para o desenvolvimento dos tumores pulmonares. Segundo a IARC, é importante conscientizar a população sobre o risco do tabagismo e da exposição passiva ao cigarro, pois o câncer de pulmão é a principal causa de morte de homens e mulheres em 28 países. Sobre o tabagismo, a médica Clarissa Mathias é enfática: “o melhor é nem começar, mas quando a pessoa já é fumante é importante buscar ajuda especializada para cessação do vício”.

Confira dez dicas para prevenção do câncer:

Sobre a Oncoclínicas
Fundada em 2010, a Oncoclínicas (ONCO3) é o maior provedor de tratamento oncológico do Brasil e da América Latina. O grupo conta com 129 unidades, entre clínicas de especialidades, diagnóstico e prevenção do câncer, centros ambulatoriais de tratamento infusional e radioterapia, laboratórios de genômica, anatomia patológica e centros de alta complexidade (cancer centers), estrategicamente localizados em 35 cidades brasileiras. Desde sua fundação, a Oncoclínicas tem passado por um rápido processo de expansão, com o propósito de elevar e democratizar o acesso ao melhor tratamento oncológico.

O corpo clínico da Companhia é composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pela linha de cuidado integral no combate ao câncer. A Oncoclínicas tem parceria exclusiva no Brasil como o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado à Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Sair da versão mobile