Arte e Exposições

Teatro

Acervo de Figurino Boca de Cena, apresenta a Exposição “Trajes de Cena do Teatro Baiano – Um Recorte no Tempo”

Redação,
08/05/2023 | 10h05
Foto: Divulgação

A Exposição reúne Figurinos e Adereços de Espectáculos Teatrais de produção baiana, que foram apresentadas nos palcos locais e nacionais, durante os últimos 30 anos.
Com a finalidade de apresentar ao publico o processo criativo de construção desses trajes, através de desenhos (Croquis), modelagens e montagens, a exposição pretende mostrar criações de vários profissionais responsáveis por esta Arte. Um dos profissionais homenageados será o figurinista Miguel Carvalho, que foi considerado por toda a classe artística desta cidade, o “Construtor de Tecidos”, o “Mago das Aquarelas” e o “Criador de Sonhos”, que nos deixou em 2022.
Quais são esses profissionais responsáveis pela a criação, execução e manutenção desses Trajes Cênicos tão importantes, utilizados pelo artista na composição de seu personagem em determinada forma de expressão artística como o espectáculo teatral?
FIGURINISTA é o/a profissional responsável por planejar e criar, através de desenho, a imagem dos personagens de uma produção teatral.
COSTUREIRA é o/a responsável por costurar e montar todos os trajes usados nos espectáculos teatrais a partir dos desenhos de criação do Figurinista.
CAMAREIRA é o/a responsável por cuidar, organizar, preservar e auxiliar na troca de figurinos dos atores e atrizes durante a temporada do espectáculo teatral.
Essa exposição tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a importância da utilização de vestimentas bem elaboradas e funcionais em produções teatrais, sejam elas de espectáculos de longa temporada ou apenas uma leitura dramática.
O publico alvo dela serão alunos das redes pública e privada de ensino, alunos dos cursos de Teatro, Moda, Cinema, Museologia alem de Atores, Atrizes, Diretores, Produtores , Figurinistas e toda a comunidade social e artística desta Capital.
A Exposição é uma produção do Acervo de Figurino Boca de Cena com a curadoria do Figurinista Mauricio Martins.
A exposição tem sua abertura no dia 10.05.23 as 18h, na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Matos , ficando em cartaz até 18.06.23.