Comportamento

HIV em pauta

Notícias

Social

Ouça este post.

A luta pela infância segura de crianças com HIV

Genilson Coutinho,
22/04/2025 | 15h04

No Brasil, o mês de maio é dedicado à conscientização e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, mais de 11 mil denúncias de violação sexual foram registradas no início de 2024. Este panorama reforça a necessidade urgente de proteção e cuidado com os pequenos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade.
 

O Projeto Criança AIDS (PCA) se coloca como um aliado nesta luta, atendendo crianças e adolescentes que vivem e convivem com o HIV. Desde 1991, a organização sem fins lucrativos tem oferecido apoio integral a essas crianças e suas famílias, com acolhimento, orientação e encaminhamento para serviços de saúde, socioeducativos e de direitos.
 

As crianças atendidas pelo PCA foram expostas ao HIV por transmissão vertical, e, apesar dos desafios impostos pelo tratamento e preconceito, a entidade trabalha incansavelmente para garantir que essas crianças e adolescentes tenham a oportunidade de viver suas infâncias e juventudes com segurança e dignidade.
 

A ONG desenvolve um trabalho contínuo para evitar que seus atendidos sejam vítimas de qualquer forma de violência, incluindo a exploração sexual, que compromete a saúde física e mental das vítimas. Além de oferecer cuidados médicos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico, a organização promove o empoderamento e a autonomia, orientando as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes e auxiliando na inserção destes jovens em cursos profissionalizantes, garantindo, assim, um futuro com mais oportunidades.
 

Adriana Galvão Ferrazini, assistente social e presidente do PCA, afirma: “Nosso trabalho não é apenas cuidar da saúde física das crianças, mas também protegê-las de qualquer tipo de violência, como a exploração sexual, que pode marcar profundamente a vida desses jovens. Neste Maio Laranja, reforçamos o nosso compromisso em garantir que todas as crianças tenham o direito de viver com dignidade e longe de qualquer tipo de abuso”, reforça.
 

Mais sobre o PCA:
 

O Projeto Criança AIDS (PCA) é uma Organização Não Governamental (ONG) que, desde 1991, atende crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS, além de suas famílias, oferecendo acompanhamento médico, psicológico, educacional e social. A missão do PCA é promover a saúde integral, o bem-estar e a inclusão social desses jovens, assegurando que vivam com dignidade e oportunidades para um futuro melhor.