Mulher de Poder: Daniela Mercury comemora a criação dos 30 anos do Circuito Barra-Ondina neste carnaval
Acervo Canto da Cidade
São 42 anos em cima de um trio elétrico, regendo a multidão e dominando o que Daniela Mercury chama de “andarilho encantado”, criado por Dodô e Osmar (1950). Nessas mais de quatro décadas, Daniela é a artista responsável pelo maior número de inovações no carnaval brasileiro, sobretudo em Salvador, capital que possui a maior festa de rua do país em proporção e tradição.
30 anos do Circuito Barra-Ondina, fundado por Daniela Mercury
Foi em 1996 que Daniela Mercury mudou o mapa do Carnaval de Salvador. Ela e os foliões do Bloco Crocodilo fizeram um movimento importante: saíram do Circuito do Campo Grande e foram em direção à Barra, inaugurando o que é hoje o maior circuito do carnaval brasileiro, o Barra-Ondina. Isso foi feito, segundo Daniela, porque o Campo Grande já estava superlotado e tendo congestionamento de trios. A artista chegou a cantar por 11 horas seguidas com o trio estacionado sem previsão de se deslocar. Na época, o circuito da Barra não tinha luz, nem mídia. Era um espaço voltado a blocos pequenos e mais improvisados. O Bloco Crocodilo, então, foi o primeiro grande bloco a fazer essa migração e consolidar a Barra como um circuito oficial da festa. “O Circuito Barra-Ondina surge meio que por acaso e acaba se consolidando como lugar de referência no Brasil e no mundo”, conta Daniela.
30 anos do Camarote Daniela Mercury: o primeiro de Salvador
Foi também, há 30 anos, que Daniela Mercury fundou o primeiro camarote do Carnaval de Salvador. Segundo o jornalista Hagamenon Brito, no Livro “O Canto do Carnaval”, “até 1996, camarote no carnaval brasileiro era sinônimo da folia carioca na Marquês de Sapucaí, avenida onde fica o Sambódromo. Atenta às mudanças e ao crescimento do Carnaval de Salvador, Daniela fundou o seu próprio camarote, o primeiro da cidade”. O Camarote Daniela Mercury era um espaço para receber artistas, jornalistas, empresários e grandes personalidades que queriam conhecer a folia baiana e ver de perto o que Daniela fazia na avenida. “Para mim, o Circuito da Barra era uma extensão natural da Avenida Sete e como queria convidar todo mundo para assistir ao desfile, nasceu assim o camarote”, compartilha Daniela. Ela ainda conta que ele nasceu para divulgar o Carnaval de Salvador e virou uma referência, inspirando uma mudança estética e gerando novos modelos de negócio.
A partir da fundação do Circuito Barra-Ondina e das novidades trazidas com o Camarote Daniela Mercury, o Carnaval de Salvador atingiu um novo patamar. “Na segunda metade da década de 1990, a folia baiana já havia adquirido dimensões gigantescas. Durante os seis dias oficiais de festa, a cidade abrigava mais de dois milhões de foliões e movimentava à época R$ 600 milhões com hospedagens, passagens aéreas, vendas de abadás, comercialização de bebidas, arquibancadas e camarotes”, ressaltou Hagamenon.
Fotos do Bloco Crocodilo em 1996, quando fundou o Circuito Barra-Ondina Acervo Canto da Cidade
Primeira artista a abaixar as cordas no bloco
Daniela Mercury foi a primeira artista a fazer uma pipoca no carnaval. Em 1999, ela começou a liberar as cordas do seu trio elétrico no Carnaval de Salvador, permitindo que o público geral seguisse o trio gratuitamente. Daniela Mercury é conhecida por quebrar barreiras no Axé Music e no carnaval, e incentivar uma festa mais democráticas e acessível. Nos últimos anos, Daniela tem sido a artista que mais promove pipocas no carnaval. Em 2026, serão setes pipocas contando com o Furdunço, as cinco durante o carnaval (em Salvador e Aracati-CE) e a pipoca em São Paulo que encerra o carnaval brasileiro.
Maior pipoca do mundo
Em 2004, Daniela Mercury entrou pro Guiness Book (o livro dos recordes) como a maior pipoca já registrada no mundo. Hoje, a “Pipoca da Rainha” já é tradição para o público da artista.
10 anos da Pipoca da Rainha em São Paulo
Há 10 anos, Daniela Mercury levava o seu trio elétrico – o triatro – para as ruas da cidade mais populosa das Américas, São Paulo. Foi em 2016 que a Pipoca da Rainha estreou no Centro Histórico da capital e de lá nunca mais saiu. O circuito do trio é iniciado na Rua da Consolação em direção à Praça Roosevelt. Daniela foi a primeira grande artista a levar seu trio elétrico para o carnaval paulistano e, há uma década, a artista cumpre a tradição de encerrar o carnaval de rua de São Paulo e do Brasil, no domingo após a quarta-feira de cinzas.
Tema do Carnaval: Mulher de Poder
Com mais de 40 carnavais, a artista Daniela Mercury é reconhecida pelas inovações e contribuições que traz para cultura brasileira a partir da festa. Neste ano, as mulheres estarão no centro das histórias contadas no Carnaval da Rainha. Com o tema “Mulher de Poder”, Daniela vai homenagear a potência do feminino, sobretudo as Mulheres de Axé e as sambistas, que ainda são muito invisibilizadas dentro do samba, gênero musical que em 2026 completa 110 anos de existência.
Música do Carnaval: É Terreiro
A artista aposta na faixa “É Terreiro” como a música do carnaval. Rítmica e profunda, a música escrita por Vini Mendes conta com a fusão das vozes marcantes de Daniela e Alcione. A faixa mescla a levada do funk com a pulsação dos tambores tornando-se um samba-reggae eletrizante e a cara do Carnaval de Salvador. A música fala sobre a força das mulheres e do sagrado feminino a partir da entidade Maria Padilha, uma das pomba giras mais conhecidas das religiões de matriz africana, associada à força, liberdade e abertura de caminhos. A cor do Carnaval da Rainha será vermelha e ela vai convocar os foliões a saírem com leques – um dos principais amuletos de Maria Padilha e símbolo de potência e elegância.
Patrocínio do Carnaval da Rainha
Sobre Elo
Fundada em 2011 com foco em cartões de débito e crédito, a Elo ampliou sua atuação para outros negócios ao longo dos anos. Com uma plataforma tecnológica proprietária e local, oferece mais agilidade e flexibilidade para atender às necessidades dos clientes. A companhia atua por meio de uma rede abrangente de portadores de cartões, estabelecimentos comerciais, credenciadores e emissores, apoiando empresas em suas demandas de pagamentos no Brasil e no exterior. Com a missão de fomentar a inclusão dos pagamentos digitais no país, a Elo disponibiliza uma variedade de produtos para diferentes perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios. Com DNA brasileiro e foco em inovação, também oferece soluções customizadas para empresas, como plataformas de tokenização, prevenção a fraudes, pagamentos por aproximação via QR Code e NFC, além de consultoria de dados voltada à geração de novos negócios para seus parceiros.

