Foliões terão acesso à PrEP, medicamento contra HIV, durante o carnaval em BH
A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte irá disponiblizar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), método de prevenção ao HIV, ao longo do carnaval. O atendimento será feito no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na Rua Guaicurus, 50, no Centro, das 10h às 16h, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. No local, também serão oferecidos testes rápidos para HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento começa com um acolhimento pela equipe de saúde, seguido da realização dos testes. Caso haja indicação, a pessoa poderá iniciar o uso da PrEP, que é composta por medicamentos antirretrovirais capazes de reduzir significativamente o risco de infecção pelo HIV quando usados corretamente.
Esta é a segunda vez que o serviço é disponibilizado durante a folia. No Carnaval de 2025, foram distribuídas 62 PrEPs. A medicação é indicada para pessoas a partir de 15 anos, com peso mínimo de 35 quilos, que sejam sexualmente ativas e estejam em situação de maior vulnerabilidade à infecção. Para iniciar o uso, é necessário apresentar resultado negativo para HIV.
Além do período do Carnaval, o acesso à PrEP ocorre durante todo o ano nos centros de saúde da capital. Interessados podem procurar atendimento em uma das unidades, passar por avaliação com um profissional e, se indicado, receber o encaminhamento para retirada do medicamento nas Unidades de Dispensação.
PrEP e quem pode usá-la
A PrEP é utilizada nos Estados Unidos desde 2012 e chegou ao Brasil em 2017. Trata-se de um medicamento que envolve o uso de antirretrovirais combinados, utilizado por pessoas que não têm o vírus, mas buscam se prevenir.
Inicialmente, a PrEP era algo somente para alguns grupos mais expostos à doença, mas, agora, qualquer pessoa pode fazer o uso desse medicamento. É indicado, principalmente, para quem não tem parceiros fixos e não usa preservativos regularmente. Contudo, é importante frisar que uma proteção não anula a outra.
Quando tomada regularmente, a PrEP é altamente eficaz em reduzir o risco de infecção. A prevenção é destinada às pessoas com 15 anos ou mais, que tenham peso corporal igual ou superior a 35 kg, que sejam sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco elevado para a infecção pelo vírus.
Prevenção durante todo o ano
A Secretaria de Saúde oferta, durante todo o ano nos 153 centros de saúde da cidade, o atendimento ao usuário que deseja fazer uso da PrEP. Após a consulta com o profissional, a pessoa será encaminhada a uma Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM).
