Música

No Circuito

Ouça este post.

Casa Preta Espaço de Cultura lança projeto Elos e Elãs com festa de pré-carnaval no bairro 2 de Julho em Salvador

Genilson Coutinho,
04/02/2026 | 12h02

Contemplado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2025, a programação reúne uma série de oficinas, debates, pautas gratuitas subsidiadas, mediação cultural, eventos calendarizados, espetáculos e ações em diversas linguagens com acessibilidade para pessoas com deficiência

O projeto Elos e Elãs estreia oficialmente sua programação com a 3ª edição do “EVOÉ – Pré-Carnaval dos Artistas”, no dia 07/02, às 19h, na Casa Preta Espaço de Cultura (R. Areal de Cima, 07 – Dois de Julho). O evento será uma verdadeira festa da diversidade, com abertura do grupo de percussão transgênero Transbatukada (formado por homens trans) com a regência do músico Antenor Cardoso e as participações da cantora ManuElla, do ator Rui Manthur e do compositor e músico Joker Guiguio.

A Casa Preta recebe ainda artistas transformistas, numa homenagem especial a cantoras da Axé Music, como a drag queen Barbárie Bundi – do ator e diretor Thiago Romero – interpretando Daniela Mercury e Mariene de Castro; Bia Mathieu celebrando Carla Cristina e Alinne Rosa; e Angelina Meels homenageando Ivete Sangalo. E nesse clima de carnaval, em alto astral e em grande estilo, a presença especial do Microtrio, sob a batuta do músico e compositor Ivan Huol. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla, neste link: https://bit.ly/4tcDBl2 e também podem ser adquiridos na bilheteria do espaço. Ingressos: R$20 (meia) e R$ 40 (inteira).
Video-convite da festa: https://bit.ly/45FjqSy

Sob a coordenação geral dos artistas Gordo Neto e Caio Rodrigo, o projeto Elos e Elãs (de dinamização da programação do Casa Preta Espaço de Cultura) promoverá durante todo o ano de 2026 ações e conteúdos temáticos que englobam atividades formativas em diversas áreas, convocatórias de pautas gratuitas subsidiadas para a comunidade artística da Bahia, apresentação de espetáculos de grupos residentes, debates e eventos calendarizados; são eles: “Evoé – Pré-Carnaval dos Artistas”, do “Arraiá da Areal” (no São João) e de “Nos 4 cantos da Casa”, em que artistas ocupam todos os espaços da Casa, do quintal ao terraço, com performances e trabalhos das mais variadas linguagens, temas e estéticas. Nesse sentido, propõe uma extensa programação anual, que se baseia em pilares como criação, fruição, formação e intercâmbio.

Oficina de Gestão e Coordenação Técnica gratuita

Nesse intenso calendário, o projeto Elos e Elãs abre inscrições para a sua primeira atividade formativa: a oficina gratuita de Gestão e Coordenação Técnica, sob a orientação de Moisés Victório. Os encontros, que acontecem de 23 a 26/02, sempre das 8h às 13h, propõe entender e discutir a gama de responsabilidades que abrange essa área, desde a concepção e planejamento até a coordenação logística e operacional no dia da realização. Ressaltando que a gestão e coordenação técnica de eventos e equipamentos culturais desempenha um papel crucial na realização de diversos tipos de atividades, como feiras, conferências, shows, espetáculos e festivais.

A oficina é destinada a pessoas a partir de 15 anos de idade, interessadas no universo da produção cultural, mercado artístico e técnica das artes, possuindo experiência ou não nesse setor. Local:na Casa Preta Espaço de Cultura (R. Areal de Cima, 07 – Dois de Julho). Inscrições através do formulário eletrônico: https://bit.ly/4k7m0GV

  • SOBRE MOISÉS VICTÓRIO

Artista interdisciplinar e gestor cultural. Em vinte anos de atuação na área artística, vem desenvolvendo projetos ligados à produção e difusão da música contemporânea e experimental, concepção de iluminação e outras visualidades para espetáculos cênicos e shows musicais, além de participações em produções audiovisuais. Pós graduado em gestão da cultura, é oriundo do bacharelado interdisciplinar em artes com ênfase em tecnologias contemporâneas (UFBA), onde iniciou sua trajetória como pesquisador no campo da arte e tecnologia.

Atualmente trabalha na Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI Brasil) atuando na gestão do Centro de Interpretação do Patrimônio de Salvador, que inclui o Arquivo Público de Salvador, a Casa das Histórias de Salvador e a Galeria Mercado Modelo, co-realiza a Revista LABCENAS e é sócio-fundador da Bogum Ambiente Criativo.

Inscrições abertas para pauta gratuita subsidiada

O Projeto Elos e Elãs, realizado por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2025, está com inscrições abertas para ocupação de pautas (gratuitas e subsidiadas), para o mês de março, na Casa Preta Espaço de Cultura. Com a temática Teatro e Circo, as propostas serão recebidas exclusivamente por meio deste formulário (https://bit.ly/3NEvjSG ) de solicitação de pauta e a sua seleção será feita pelo Núcleo Gestor da Casa Preta. As propostas selecionadas terão isenção do pagamento da pauta e a bilheteria arrecadada será revertida integralmente para o artista ou grupo.

Os trabalhos selecionados para este mês serão exclusivamente das linguagens do teatro e do circo e poderão pleitear no mínimo 1 (uma) apresentação e no máximo 4(quatro), entre os dias 19 e 22/03/2026. Desejando fazer mais de 4 apresentações, é possível sinalizar no formulário e, caso o espaço tenha disponibilidade, informará ao selecionado as condições das pautas para além das subsidiadas. Mais informações no instagram @casapretaespacodecultura ou no site https://casapreta.art.br/

O projeto Elos e Elãs – Criação, Fruição, Formação e Intercâmbio na Casa Preta tem o apoio da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal, através do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2025.

  • SOBRE A CASA PRETA ESPAÇO DE CULTURA

A Casa Preta Espaço de Cultura é um casarão de quatro pavimentos, da década de 1920, assim denominado pela vizinhança em razão de sua fachada, escurecida ao longo dos anos. Impregnada de história nas madeiras, paredes largas e janelas que marcam sua arquitetura, possui um jardim tranquilo ao fundo e vista, do seu terraço, para o Museu de Arte Sacra e a Baía de Todos os Santos.

A Casa se consolidou como um espaço cultural alternativo no centro de Salvador, em atividade desde 2009. O espaço chegou a realizar cerca de 200 atividades por ano, entre apresentações musicais, teatro, dança, seminários, debates e oficinas.

Os ambientes da Casa permitem múltiplos usos e propiciam o intercâmbio para atrair públicos diversos. A sua programação é constituída de projetos próprios ou externos com forte presença de eventos voltados para o público LGBTQIAPN+, feminino e negro. A Casa Preta abriga dois Grupos Residentes (Teatro Terceira Margem e Cia de Teatro da Casa); um acervo de objetos cenográficos (É tudo Cenário, de Luis Parras); um atelier de cenografia Atelier Maurício Pedrosa); além de realizar eventos “calendarizados” (Arraiá da Areal, Evoé – Pré Carnaval dos Artistas, e Nos 4 cantos da Casa). É um espaço aberto a todas as linguagens artísticas.

O projeto Elos e Elãs é…

Gordo Neto – Coordenação Geral – Núcleo Gestor

Caio Rodrigo Chaves – Coordenação Artística (Teatro) – Núcleo Gestor

Ivo Oliveira Conceição – Coordenação Técnica – Núcleo Gestor

Ramona Gayão – Coordenação de Produção – Núcleo Gestor

Jarbas Bittencourt da Virgens – Coordenação de Música – Núcleo Gestor

Luis Parras – Coordenação de Artes Visuais – Núcleo Gestor

Micheline Reis Nascimento (Micha) – Coordenação do Espaço (gerente) – Núcleo Gestor

Pâmela Paranhos – Coordenação de Comunicação/Gestão de Mídias Sociais – Núcleo Gestor

Assessoria de Imprensa: Arlon Souza

Designer: Caíque Chaves

Realização: Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas, Fundação Nacional de Artes, Ministério da Cultura do Governo do Brasil.