Revista Viver Vitória lança nova edição impressa com homenagem ao Museu de Arte da Bahia
Yêda Nunes e Pola Ribeiro
A revista Viver Vitória celebrou, na noite de 26 de janeiro, o lançamento de sua quarta edição impressa em um evento para convidados, realizado no Museu de Arte da Bahia (MAB), espaço que também estampa a capa da publicação. Na ocasião, os diretores Yêda Nunes e Leandro Maia, sócios da DueContent, receberam autoridades, artistas, parceiros e amigos, além de anunciarem novos nomes que passam a integrar a equipe. Durante a noite, os convidados puderam visitar a exposição em cartaz “Carybé e o Povo da Bahia” e apreciar um menu de gastronomia autoral, inspirado no Recôncavo, e na obra de Carybé, artista plástico que dedicou sua trajetória a retratar o povo e a cultura baiana.
Entre os presentes estavam os artistas Bel Borba e Menelaw Sete; o nutricionista Daniel Cady; o historiador Rafael Dantas; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Luís Simões; o Diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães; o secretário da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos; a secretária Municipal da Fazenda, Giovanna Victer. Todos puderam conferir de perto o resultado da nova edição e levar para casa um exemplar.
Luzia Novis, idealizadora do Grupo Amigas da Vitória e sócia de publicação, afirma que é uma alegria acompanhar o crescimento da revista a cada edição. “A cada nova edição, a revista encanta ainda mais leitores. A arte de cada página e a qualidade dos textos revelam o quanto somos um veículo realmente diferenciado.”
Durante o evento, os diretores Yêda Nunes e Leandro Maia agradeceram aos parceiros, anunciantes e patrocinadores envolvidos na concretização da revista e comemoraram mais uma etapa na trajetória da publicação. “Depois de mais de 25 anos de mercado editorial, ter o privilégio de poder escolher o tipo de revista que produzimos, baseada no nosso propósito, no que acreditamos é uma satisfação muito grande”, disse Leandro. “Fazer o lançamento no MAB é especial porque o museu é símbolo de história e de memória e a valorização desses elementos é o compromisso que a revista tem desde o início. A Viver Vitória nasce de histórias, pessoas e narrativas e, mais do que registrar tudo isso, buscamos valorizar, resgatar e provocar o olhar e a reflexão”, disse Yêda.
Diretor do MAB, Pola Ribeiro também comemorou a escolha do museu para o lançamento da revista e o destaque dado ao local na quarta edição impressa, como matéria de capa. “Temos mesmo que celebrar cada edição porque temos poucas revistas em circulação. E ter a Viver Vitória, que tem um olhar diferenciado, uma qualidade incrível nas matérias e ainda traz essa valorização da arte, é motivo de comemoração”, disse.
Yêda e Leandro anunciaram oficialmente a chegada da jornalista e empresária Gabriela Bandeira, Head da Agência Comunicando Ideias, como nova Editora Online da revista, assumindo todo o conteúdo e editorias do Portal Viver Vitória. Com mais de 21 anos de atuação no mercado, Gabriela também assinará a assessoria de comunicação, bem como terá na versão impressa uma coluna empresarial – que levará o nome da sua agência – e outra de saúde.
Gabriela agradeceu o convite, a parceria e a confiança para guiar o novo capítulo da revista. “Conectando ideias, marcas e audiências e levando adiante uma comunicação com propósito, vamos continuar oferecendo agora no digital a experiência de excelência que a revista já entrega no impresso. Nesse momento de expansão do digital, vemos o site como uma extensão do impresso, é uma ferramenta de ampliação do alcance das matérias e da proximidade com o leitor”, disse.
Gastronomia, música e experiência sensorial
A experiência gastronômica do lançamento foi assinada pela chef Rai Cunha em parceria com o Almacen Pepe, conectando sabor, território e cultura à celebração da nova edição da revista. Inspirado no mesmo conceito editorial da publicação, o menu propôs um percurso sensorial que transitou do território à memória, da arte ao sabor, dialogando com o Recôncavo Baiano, com o acervo do museu e com referências visuais e simbólicas da obra de Carybé, que celebra o povo, os ritos e os mercados da Bahia.
A experiência teve início com as entradas Politeama, uma torrada de pão-delícia com carne de panela, mussarela maçaricada, pesto de castanha de caju e tomate confitado, e Odoyá – Águas Sagradas, ceviche de peixe branco com pitaya e cítricos. Entre os pratos principais, o menu apresentou o Risoto Recôncavo, com banana-da-terra, carne de sol desfiada, queijo coalho e cebola caramelizada no melaço, e o Bobó de Axé, preparado com camarão, fruta-pão e requeijão da fazenda. Para finalizar, a sobremesa De Meninos a Joaquim trouxe panna cotta de licuri com geleia de manga, reforçando a proposta de uma experiência em que memória, arte e gastronomia se encontram.
A trilha sonora da noite ficou a cargo de Tiago Velame, contribuindo para a atmosfera sensível e contemporânea do evento. Durante o lançamento, os convidados também puderam circular pelos corredores do museu, visitar exposições em cartaz — como “Carybé e o Povo da Bahia” — e conhecer a nova Pinacoteca do MAB, ampliando a experiência cultural proposta pela noite.
Nova edição
Um dos mais importantes equipamentos culturais da Bahia e símbolo da memória artística do estado, o MAB reforça a proposta editorial da revista de valorizar a arte, a história e o patrimônio cultural de Salvador. Localizado no coração do Corredor da Vitória, o Museu é retratado na reportagem de capa como um espaço vivo de preservação, pesquisa e difusão cultural. A matéria é resultado de meses de estudos, pesquisas históricas e apuração aprofundada, incluindo o resgate de informações pouco documentadas sobre a instituição e sua relevância para a construção da identidade cultural da Bahia.
Um dos destaques simbólicos da edição é a porta histórica do museu, elemento central da narrativa visual e conceitual da capa. A porta que guarda a entrada do MAB é um fragmento precioso da Salvador seiscentista: entalhada em jacarandá e vinhático, datada de 1674, pertence ao Solar João de Matos Aguiar, uma das mais expressivas construções civis da América colonial. Ao eleger esse detalhe como protagonista, a revista reforça a ideia de que atravessar o MAB é também atravessar séculos de história, memória e identidade.
“Essa edição representa um mergulho profundo na história e na força simbólica do Museu de Arte da Bahia. Foi um trabalho cuidadoso, de pesquisa e escuta, para contar histórias que nem sempre estão registradas oficialmente, mas que fazem parte da memória viva da cidade”, destacou a diretora Yêda Nunes, que assinou e esteve à frente da apuração da matéria.
A nova edição reúne ainda conteúdos que ampliam o diálogo entre cultura, sociedade e atualidade. Entre os destaques estão a reportagem sobre a nova Lei do ECA Digital, que analisa os impactos da legislação no ambiente online; o artigo “Os Santos de Toda a Bahia”, que aborda a igualdade étnico-racial a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e a matéria “Cores da Bahia na Espanha”, que acompanha o artista plástico Menelaw Sete em um projeto que leva a arte afro-brasileira ao cenário internacional.
Entre os patrocinadores e parceiros do lançamento estiveram GWM Morena, Almacen Pepe, Rai Cunha, Agência Comunicando Ideias, RP Drinks, Vinícola Aurora, APLima, Fátima Bem Casados, Nutrition’all, Tappo Vino, Jackson Barbosa – Designer de Flores, Sofá Novo de Novo e Adriana Meira.
Novidades
Além de Gabriela Bandeira, quem também passa a integrar o time da Revista Viver Vitória como o mais novo colunista é o fotógrafo, artista visual e designer, Kiolo. Ele assinará a coluna Além da Imagem, somando à publicação sua visão sensível e plural, trazendo conteúdos sobre fotografia, arte, moda, música, carros, comportamento e lifestyle contemporâneo. Com uma trajetória que inclui exposições, projetos autorais e colaborações com marcas e iniciativas culturais, Kiolo amplia os limites da fotografia ao dialogar com diferentes linguagens e universos criativos.
“A chegada de Gabriela e Kiolo, dois grandes profissionais, marca um novo momento para a Viver Vitória, com o fortalecimento da nossa presença digital e editorial na Bahia. São nomes que agregam visão estratégica, sensibilidade estética e conexão com o mercado contemporâneo, impulsionando um crescimento consistente de alcance, relevância e engajamento, além de ampliar as experiências de alto padrão que entregamos aos nossos leitores”, afirmou Yêda.
Sobre a Viver Vitória
Criada pelo grupo Due Content, que atua há 16 anos com publicações e projetos especiais customizados para empresas de variados segmentos, a Viver Vitória é uma publicação premium, distribuída para um público AB+, nos condomínios e mansões do Corredor da Vitória e entorno, considerados o coração da cidade pela importância história e cultural.
A Viver Vitória traz conteúdos através de sua revista impressa, portal Viver Vitória (www.vivervitoria.com.br), Instagram (@revistavivervitoria), além de grupos Vips de WhatsApp e eventos premium. Todas as plataformas trazem conteúdos diversos não só sobre a região da Vitória mas também sobre toda a cidade de Salvador, a Bahia, o Brasil e o mundo sobre temas de saúde, lifestyle, cultura, moda, arte, gastronomia, bem-estar e muito mais.
