Ouça este post.

Grupo L’Oréal no Brasil promove mutirão para retificação de nome no Mês da Visibilidade Trans

Genilson Coutinho,
27/01/2026 | 23h01

O Grupo L’Oréal no Brasil realiza, nesta segunda-feira (26), dois eventos em sua sede, no Rio de Janeiro, como parte da agenda do Mês da Visibilidade Trans, reforçando o compromisso contínuo da companhia com a diversidade, a equidade e a inclusão.

Pela manhã, acontece o Encontro Regional do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, iniciativa que reúne representantes de mais de 60 empresas signatárias para debater temas como inclusão, acolhimento, empregabilidade e impacto social para a população trans. O Grupo L’Oréal no Brasil é signatário do Fórum desde 2018, movimento empresarial que atua de forma permanente em torno de dez compromissos com a promoção dos direitos humanos da população LGBTQIAPN+.

No período da tarde, das 14h às 18h, será realizado o Mutirão “Meu Nome de Verdade”, ação desenvolvida em parceria com a Fiocruz, que permitirá que até 150 colaboradores e parceiros realizem gratuitamente a retificação de nome e gênero em documentos oficiais, como certidão de nascimento.

O projeto “Meu Nome de Verdade” integra a estratégia do Grupo L’Oréal no Brasil de garantir o direito à identidade, oferecendo suporte prático às pessoas trans, incluindo abono de horas, apoio logístico, custeio de transporte e alimentação, além de subsídio para emissão de documentos, quando necessário.

“Para o Grupo L’Oréal no Brasil, visibilidade é sinônimo de dignidade. Nosso compromisso vai além do discurso, queremos atuar de forma concreta para garantir o direito à identidade, acesso à empregabilidade e promover acolhimento para que o ambiente de trabalho seja, de fato, um espaço seguro de respeito, pertencimento e impacto para todas as pessoas”, afirma Eduardo Paiva, diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil.

As iniciativas fazem parte de uma agenda mais ampla do Mês da Visibilidade Trans, que inclui também o lançamento da Mentoria TRANSformar, programa voltado ao desenvolvimento e à aceleração de carreira de pessoas trans e não binárias da companhia, além da implementação de um novo benefício corporativo de auxílio à hormonização, oferecido por meio de reembolso anual a colaboradores efetivos e estagiários.

Atualmente, mais de 17% dos colaboradores do Grupo L’Oréal no Brasil se autodeclaram parte da comunidade LGBTQIAPN+, assim como cerca de 10% das lideranças. Em pesquisa interna realizada em 2025, 93% dos colaboradores afirmaram se sentir seguros e orgulhosos de trabalhar na companhia.