De São Tomé de Paripe para os grandes palcos: conheça Mateus Angeles finalista do Talentos da Comunidade
Aos 26 anos, morador de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Mateus Angeles vem conquistando espaço ao unir talento, sensibilidade e uma trajetória marcada por fé, perseverança e amor pela música. Atualmente, o artista é finalista do Talentos da Comunidade, quadro do programa Bahia Meio Dia, da Rede Bahia (TV Globo).
Fora dos palcos, Angeles se define como um decorador perfeccionista, sonhador e alguém que busca constantemente o equilíbrio entre a vida pessoal e a artística. Mesmo nos momentos difíceis, mantém o sorriso no rosto, o bom humor e, acima de tudo, a fé e a esperança que sempre o acompanharam.
A inscrição no Talentos da Comunidade nasceu do incentivo dos amigos e da família, que sempre acreditaram em seu potencial, somado à paixão pela música. Durante a competição, mesmo tomado pelo nervosismo, Mateus encontrou forças na própria história de vida, especialmente na luta da mãe, que o criou sozinha, trabalhando como faxineira para garantir seu sustento.
“Naquele momento, eu sabia que precisava dar tudo de mim”, relembra Angeles.
Mateus e sua mãe. Foto: arquivo pessoal.
O maior desafio ao longo do programa foi controlar a ansiedade e o medo de errar. Ainda assim, um dos momentos mais marcantes veio com o reconhecimento dos jurados, ao ouvirem sua apresentação: “Ficamos arrepiados ao te ouvir cantar”. Uma frase que ele carrega como símbolo de confirmação do seu caminho na música.
A comunidade como inspiração artística
Ao refletir sobre as oportunidades ainda escassas para talentos das comunidades, Mateus destaca a necessidade de mais visibilidade, apoio e reconhecimento.
“Às vezes nos tornamos invisíveis, e isso de jeito nenhum deveria acontecer. Tendo em vista que unidos somos extremamente mais fortes, devemos, nós, dentro e fora da comunidade, apoiar uns aos outros”, afirma o jovem.
A influência da comunidade em sua arte é direta e profunda. Segundo o artista, valores como perfeccionismo, altruísmo e felicidade estão presentes em tudo o que faz.
“Sou extremamente perfeccionista e vejo que dentro da nossa comunidade ninguém faz um trabalho desleixado ou de qualquer jeito. Sempre vamos impactar, nem que seja numa pintura de unha postiça”, ressalta Mateus.
Homem negro e gay ocupando um espaço de grande visibilidade na televisão, Mateus reconhece a dimensão simbólica de sua presença.
“É importante para o meu próximo, é grandioso para aquele que se vê em mim. Eu sempre vou fazer para inspirar, incentivar e ser luz na vida de alguém. Nunca será por mim mesmo, me sinto honrado por isso”, declara.
Para ele, chegar à final do programa também contribui para ampliar o debate sobre diversidade e inclusão. Aos jovens da sua comunidade que sonham em viver da arte, Angeles deixa uma mensagem de incentivo: “Continuem, profetizem e tenham fé que um dia vai acontecer” comenta o artista.
Novos caminhos e projetos futuros
Independentemente do resultado final, o Talentos da Comunidade já representa uma virada em sua trajetória: “O programa me trouxe mais profissionalismo e sabedoria para lidar com meu lado artístico”, afirma.
Entre os próximos passos, Mateus planeja gravar seu primeiro EP, investir ainda mais na carreira musical e usar a música como ferramenta de transformação e inspiração: “Quero transformar vidas através da música e fazer as pessoas acreditarem ainda mais no seu potencial” finaliza Angeles.
A grande final do Talentos da Comunidade acontece no dia 23, às 12h, ao vivo, diretamente do palco do Festival de Verão. A apresentação será transmitida pelo Globoplay e também pelo canal 11.1.
Para acompanhar de perto os próximos passos e novidades da carreira, siga Mateus Angeles nas redes sociais: @mateusangeles

