Natura é o destaque da edição “Campeãs da Década” do Ranking 100 Open Startups
A Natura foi reconhecida no evento de premiação do Ranking 100 Open Startups, que lista as startups mais atraentes para o mercado corporativo com base em dados de inovação aberta. Realizado na última segunda-feira (17), no Copacabana Palace (RJ), a edição especial de 2025, intitulada “Campeãs da Década”, celebra os 10 anos do ranking da 100 Open Startups. Na ocasião, a Natura foi a empresa de cosméticos campeã do segmento “Beleza, Cosméticos e Higiene Pessoal”, assegurando a posição de 14º no ranking geral TOP 100 Open Corps. A premiação reconhece as práticas de inovação aberta entre corporações e startups, área em que a Natura tem fortalecido seu ecossistema.
O reconhecimento é fruto de uma evolução na jornada de inovação aberta da companhia, que profissionalizou seus modelos de atuação e ampliou seu alcance nos últimos anos. “Para nós, inovação e regeneração são forças complementares, que se retroalimentam e dão vida à nossa visão de futuro. Enxergamos a inovação aberta não apenas como um processo, mas como um ativo estratégico que impulsiona vantagem competitiva e acelera a transformação”, reforça Cecília Ribeiro, Diretora de Novos Negócios, Inovação Aberta, CVC e Operações Internacionais na Natura.
Segundo a executiva, a companhia realiza cerca de 70% dos seus projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em colaboração com parceiros externos. Isso só é possível porque a companhia estimula parcerias com startups e empreendedores, com avanços alcançados por meio da estratégia e implementação de dados e Inteligência Artificial (IA).
A estratégia da Natura se materializa por meio de diversas frentes multidisciplinares dedicadas à inovação. É o caso Natura Nascente, o hub de inovação aberta da companhia, do qual fazem parte o Natura Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da empresa, o Natura Studios, focado em Venture Client e experimentação ágil, além do Natura Campus, que conecta o os times de P&D a pesquisadores acadêmicos.
Olhando para o futuro, a Natura vai continuar a trabalhar em prol de todos os pilares da companhia, em busca de fomentar novos negócios alinhados ao propósito de regeneração, e resultados por meio de dados e implementação da IA, com aceleração da transformação digital e tecnológica, para se tornar uma organização “plug & play” no mercado de inovação aberta.
