Comportamento

Social

Ouça este post.

PASB sedia festival internacional de teatro e promove integração cultural entre jovens do Brasil

Genilson Coutinho,
27/11/2025 | 22h11

A Pan American School of Bahia (PASB) recebeu, neste final de novembro, o ISTA Festival, importante evento promovido pela International Schools Theatre Association (ISTA). Durante quatro dias, a escola se transformou no centro de uma experiência artística, reunindo 38 estudantes, professores e artistas de diferentes escolas americanas.

Jovens com idades entre 11 e 16 anos participaram de atividades imersivas em teatro físico, além de oficinas culturais, como uma visita ao Centro Histórico de Salvador e vivências de Dança Afro e Percussão. Essa foi a segunda edição do projeto realizada no Brasil e, desta vez, contou com delegações de outros estados, como da Escola Internacional de Curitiba e da Escola Americana de Campinas, além da participação de artistas do Reino Unido. Além de promover o intercâmbio cultural, o evento desempenha um papel essencial ao estimular o pensamento criativo, a colaboração em grupo e a autoconfiança dos jovens participantes.

“Receber um evento como o ISTA Festival é oferecer uma experiência de padrão internacional sem sair do Brasil. Para os alunos que sonham com a carreira artística, é uma oportunidade única de estar em contato direto com especialistas em um ambiente personalizado, o que é transformador tanto no aspecto técnico quanto pessoal”, destaca Monique Monteiro, professora de Artes Cênicas, Diretora Artística dos Musicais e Peças e uma das responsáveis pela organização do festival.

A educadora também ressalta o impacto de trazer eventos desse porte para o Brasil: “Durante a reunião de Desenvolvimento Profissional dos professores locais e das escolas visitantes que eu conduzi neste festival, sugeri que promovêssemos outros encontros entre os professores de Artes, Música e Teatro das escolas da AASB, tanto para realização de eventos de capacitação de professores, como para o desenvolvimento de outros projetos nacionais de fomento ao teatro e às artes, com a participação de alunos de diversas escolas”, conclui.