Notícias

Ouça este post.

Espetáculo “Santana” celebra Três gerações de mulheres pretas que fazem do Samba Junino uma celebração de memória, fé e resistência

Genilson Coutinho,
05/11/2025 | 09h11

.
No coração de Salvador, entre memórias, fé e cultura viva, nasce “Santana”, espetáculo da DAN – Território de Criação, com dramaturgia de Joseane Nascimento, direção de Daniel Arcades e direção de arte de Thiago Romero.
A peça celebra o protagonismo feminino negro e a tradição do Samba Junino, manifestação cultural reconhecida como Patrimônio de Salvador, que pulsa nos bairros periféricos da cidade como símbolo de resistência, identidade e alegria.
Na trama, três gerações de mulheres, Cremilda, Marta e Nália, compartilham afetos, conflitos e memórias em torno do trabalho, da arte e da fé. No centro dessa história, o embate entre a rotina e o desejo de viver o samba junino revela a presença constante e transformadora das mulheres pretas na história e na cultura popular.
Resultado de um processo formativo e colaborativo com artistas do Engenho Velho de Brotas, “Santana” é fruto de uma residência em dramaturgia da DAN, transformando experiências reais em arte potente. O espetáculo convida o público a mergulhar em uma Salvador que dança, reza, luta e celebra, um território de afeto e resistência.
“Santana” integra a Mostra Elas (En)Cena, realizada pela BoleBole Produções, que celebra o protagonismo feminino nas artes cênicas baianas e o poder transformador da criação das mulheres no teatro contemporâneo.
A apresentação acontece no Teatro Módulo e será seguida de um bate-papo mediado pela atriz Cássia Valle, com o tema “O valor e a potência do trabalho feminino na produção artístico-cultural baiana e brasileira.”

Serviço:

Sábado (8)

19h

Teatro Modulo

Ficha Técnica
Direção – Daniel Arcades
Dramaturgia e registro fotográfico – Joseane Nascimento
Elenco: Arlete Dias, Evana Jeyssan e Naira da Hora
Direção de arte e figurino – Thiago Romero
Direção de produção – Laíse Castro
Direção musical – Gustavo Melo
Coreografia – Edeise Gomes
Iluminação – Victor Hugo Sá
Assistência e operação de luz – André Drean
Assistente de direção – Antônio Marcelo
Assistente de direção audiovisual – Moisés Neuma
Trilha sonora original: Daniel Arcades e Gustavo Melo
Costureira – Saraí Reis
Cenotécnico – George Santana
Produção executiva – Robson Raycar
Intérprete de libras – Lucas Sol
Ensaio Fotográfico – Samara Said e Lourdes Maria (Labfoto – Universidade Federal da Bahia | Faculdade de Comunicação)
Assessoria de imprensa – Cris Felix