Grupo Casas Bahia amplia ações de inclusão e promove campanha para contratação de pessoas LGBTQIAPN+
Em celebração ao Dia do Orgulho, o Grupo Casas Bahia anuncia a campanha “O Orgulho mora aqui”, que prioriza os currículos de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ em todas as vagas abertas na empresa. A medida é parte de um esforço maior da companhia para ampliar a diversidade e garantir inclusão no ambiente corporativo, especialmente no setor varejista.
A iniciativa integra o programa Cadeiras do Orgulho, que acontece de forma contínua ao longo do ano e foi criado em 2022, voltado para a promoção da empregabilidade LGBTQIAPN+, e visa enfrentar desigualdades históricas no acesso ao mercado de trabalho.
“Mais do que ampliar o acesso ao mercado de trabalho, essa iniciativa representa o nosso compromisso em valorizar talentos diversos e criar oportunidades equitativas. Trabalhamos para construir um ambiente onde cada pessoa possa desenvolver sua trajetória com autenticidade, respeito e oportunidade real de crescimento”, afirma Deia Nunes, Diretora Executiva de Gente & Gestão do Grupo Casas Bahia.
“Contratar com intencionalidade é um passo fundamental rumo à inclusão real. Por isso, reforçamos a importância de contar com um time de Atração e Seleção preparado para conduzir processos seletivos inclusivos e contribuir com esse ambiente cada vez mais diversos”, afirma Patrícia Lins, Gerente de Atração e Seleção e Desenvolvimento Organizacional do Grupo Casas Bahia.
Outro destaque é o Orgulhosamente Trans, iniciativa de acolhimento e combate à transfobia, com encontros exclusivos entre colaboradores trans e suas lideranças, além de ações de comunicação interna para fortalecimento da cultura de respeito.
A companhia também apoia o projeto “Orgulho do Meu RG”, realizado em parceria com a Bicha da Justiça, que oferece assessoria jurídica gratuita para a retificação de nome e gênero de pessoas trans, travestis e não binárias em situação de vulnerabilidade.
Para Amanda Ferreira, Gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Casas Bahia, o compromisso é algo diário. “Queremos que as pessoas LGBTQIAPN+ encontrem, aqui dentro, um ambiente onde possam se desenvolver com liberdade e segurança”, afirma.
A atuação da empresa é orientada pelos 10 Compromissos com os Direitos LGBTQIA+ do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e conta com o suporte do grupo de afinidade Prisma, dedicado à visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+ dentro da organização.
No pilar de formação e sensibilização, mais de 900 líderes de loja já passaram por workshops de diversidade, com temas como combate à LGBTfobia, racismo, machismo e capacitismo. Além disso, mais de 30 mil colaboradores concluíram o curso de Diversidade, Equidade e Inclusão, obrigatório para todas as equipes.
