Notícias

Paradas LGBTQIAP+

Ouça este post.

Parada LGBT+ de SP discute o envelhecimento em meio à festa e reflexão

Genilson Coutinho,
22/06/2025 | 18h06
Foto: Genilson Coutinho

A 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo tansformou, na manhã deste domingo, a Avenida Paulista, que fica no coração da cidade, em um lindo e colorido tapete humano, para celebrar a diversidade e revindicar direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Este ano, o tema escolhido foi “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”.

Foto: Genilson Coutinho

O objetivo é dar visibilidade aos desafios enfrentados por pessoas LGBTQIAPN+ na terceira idade. Além do etarismo, esse grupo enfrenta a solidão, dificuldades no acesso à saúde, escassez de políticas públicas e, em muitos casos, até a necessidade de voltar ao armário. Segundo estimativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o turismo gerado pela Parada deve injetar cerca de R$ 548,5 milhões na economia da cidade neste ano. O valor é 16% maior que no evento do ano passado, mostrando cada vez mais a forca da Parada na economia Paulista. 17 trios arrastaram a multidão com muita música, palavras de ordem e protestos. Coletivos como as Mães da Resistência e Mães Pela Diversidade seguiram no chão, trazendo suas mensagens de amor das famílias por seus filhos.

Foto: Genilson Coutinho

Além das atrações e muito bate leques, o público contou com diversas ações de saúde. A felicidade da comunidade LGBTQIAPN+ 60+ estava estampada no rosto com a homenagens. As atrações musicais ficaram por conta de Pedro Sampaio, Pepita e da Banda Uó, Bixarte e muita música eletrônica. A cobertura completa está disponível em nosso Instagram.