In Moda

Ouça este post.

Vale do Dendê seleciona talentos da moda baiana para prosperidade com viagem à França como prêmio

Genilson Coutinho,
05/05/2025 | 13h05
Foto: Div.

Dez empreendedores da Bahia foram selecionados para participar do Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda, iniciativa do Hub de Inovação Vale do Dendê em parceria com a Embaixada da França no Brasil. As empresas foram escolhidas por uma banca de avaliadores que analisaram, a partir do Pitch apresentou pelas empresas, critérios como inovação, sustentabilidade, crescimento em escala, criatividade, maturidade da marca entre outros parâmetros.

Nesta fase, os profissionais que já atuam nas áreas de vestuário, têxtil, acessórios, moda artesanal e confecção, participarão de uma investigação estratégica voltada para a expansão internacional de suas marcas, com ênfase nos países francófonos. O programa prevê uma série de mentorias sobre economia circular, moda sustentável, branding global, marketing internacional, acesso a financiamento e aspectos jurídicos da internacionalização. A estilista e embaixadora Isa Silva irá ministrar a masterclass “ Da Bahia para o mundo: criatividade e diversidade como negócio” , onde serão compartilhadas suas experiências sobre o processo de internacionalização da marca homônima.

Maylla Pita, uma das avaliadas, destacou o histórico de migração de talentos da moda baiana em busca de reconhecimento fora do estado e celebrou o recente movimento de retorno desses profissionais. “Iniciativas como essas da Vale do Dendê avançadas para o desenvolvimento do setor da moda, conectam esse potencial criativo e produtivo de Salvador dentro desse cenário com o mercado internacional”, pontuou.

Ao final da etapa de qualificação, os participantes deverão apresentar um novo Pitch de negócios. O representante da empresa que obteve destaque, a partir da utilização dos conteúdos compartilhados no período das mentorias, será premiado com um curso de francês na Aliança Francesa e uma viagem para a França, com as despesas de alimentação, passagens e hospedagem custeadas pelo Programa.

Conheça as empresas selecionadas:

  • Ateliê Mão de Mãe – @ateliemaodemae
  • Carolina Jesus Carvalho – @rayzezoficial
  • Marca CM – @usecmbrand_
  • Etiqueta Gefferson Vila Nova – @geffersonvilanovalabel
  • Lourrani Moda Autoral Todos os Tamanhos – @lourrani___
  • Munira – @muniraoficial
  • Nós Macramê Design – @nos.macrame.design
  • OverPrint Confecção e Roupas Ltda – @crioulastore
  • Uanga – @uanga__
  • Use Uka – @_useuka