Concurso Miss Victor Victória chega à 25ª edição

O Concurso de Beleza Transformista Miss Victor Victória chega à sua 25ª edição em 2025, no dia 17 de maio às 20h30, no Centro De Cultura João Gilberto. Consolidando-se como um dos eventos mais importantes para a comunidade LGBTQIAPN+ e para a cena cultural do Vale do São Francisco. Criado em 1991 pelo produtor cultural Geraldo Pontes, o Miss Victor Victória surgiu em um período em que a diversidade e os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ ainda não estavam em pauta. O evento pioneiro se tornou um espaço de representatividade, promovendo identidade, autoestima e visibilidade para artistas transformistas da região.“O concurso abre portas para as diferenças, quebra preconceitos e ajuda na formação de plateia para a arte transformista. Ao longo dos anos, trouxe referências como Rogéria Valéria, Jane Di Castro, Isabelita dos Patins, Elke Maravilha e muitas outras”, afirma Pontes.

O concurso também serviu como trampolim para diversos artistas que ganharam destaque nacional. Andrea Ferraz, por exemplo, venceu o Miss Victor Victória, conquistou o título de Miss Bahia e chegou ao Miss Brasil Gay, em Juiz de Fora. Nicole, outra ex-vencedora, alcançou o título de Miss Trans São Paulo. Além disso, muitas ex-participantes se destacaram profissionalmente como cabeleireiras, estilistas e maquiadoras.O Miss Victor Victória recebeu recentemente um importante reconhecimento ao ser declarado patrimônio imaterial da cidade, por meio de um projeto de lei do vereador Dionísio Gomes. Com isso, o concurso passa a integrar oficialmente o calendário cultural do município. Neste ano, a edição acontecerá em uma data especialmente simbólica: 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia.
A competição, que antes era restrita a artistas locais, agora está aberta para candidatas de outras regiões. Com a inclusão da categoria Miss 40+, o evento amplia seu alcance e reafirma seu compromisso com a inclusão e diversidade.“Nosso objetivo é continuar proporcionando um espaço de acolhimento, existência e resistência”, conclui Pontes.As inscrições já estão abertas para as duas categorias da competição: Victor Victória Tradicional, para candidatas a partir de 18 anos, e Victor Victória 40+, para participantes acima dos 40 anos. O traje exigido para as candidatas é o traje de gala, prometendo um desfile de elegância e brilho. As vencedoras de cada categoria receberão um prêmio de R$ 1.000,00, além de brindes. Para participar, as interessadas podem se inscrever pelo WhatsApp (74) 98805-6071.