Natura lidera Ranking Merco com a melhor reputação corporativa do Brasil pelo décimo primeiro ano consecutivo
A Natura foi mais uma vez reconhecida como a empresa de melhor reputação corporativa do país, de acordo com o Ranking Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa). A empresa é líder do ranking há 11 anos consecutivos, desde o lançamento da publicação no Brasil, em 2014. A Avon, que faz parte do grupo Natura desde 2020, subiu duas posições em relação à última edição e ocupa a 11ª colocação na lista.
Para Ana Costa, vice-presidente de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura América Latina, a liderança no ranking pela décima primeira vez consecutiva é o reconhecimento da coerência e da ética nas escolhas de negócio ao longo dos 55 anos da Natura. “Reputação é um vínculo de confiança que se estabelece através de consistência e credibilidade. É fruto de escolhas diárias de como fazer negócio de forma integrada, envolvendo capital financeiro, humano, social e ambiental. A busca consistente pela geração de impacto positivo em todas as relações que estabelecemos sempre norteou a maneira de fazer negócios da Natura. Quando vemos que nossos valores estão sendo reconhecidos, percebemos que estamos na direção certa”, avalia.
Uma das ferramentas de gestão utilizadas na Natura para medir o impacto positivo gerado para sociedade é a Integrated Profit & Loss (IP&L). O balanço integrado da empresa mede, em uma linguagem única, em números, o capital humano, social e ambiental, para além dos resultados financeiros. “Na última medição, para cada R$1 de receita, os negócios da Natura resultaram em R$2,7 de impacto socioambiental positivo. Ou seja, geramos um valor econômico quase três vezes superior à receita da empresa. Essa ferramenta expressa a nossa visão de perseguir resultados integrados, que geram valor para todos os nossos públicos de interesse”, diz.
Para Ana Costa, receber o reconhecimento da Merco há tantos anos é um privilégio, mas também uma responsabilidade de seguir inovando com consistência para manter a credibilidade conquistada ao longo dos anos. “Integrar as práticas reputacionais e socioambientais na estratégia de negócios faz parte de nosso propósito e compromisso com a sociedade. Nos desafiamos a ser, até 2050, um negócio regenerativo. Mais do que reduzir ou mitigar os impactos negativos de nossas atividades, entendemos que os negócios devem regenerar a vida em suas múltiplas dimensões: em indivíduos, comunidades, na natureza. Acreditamos que negócios só se tornam mais prósperos na medida em que a humanidade e natureza também prosperam”.
Metodologia
A Merco é uma instituição global, reconhecida há mais de 20 anos pela sua expertise em avaliação reputacional, tanto no setor privado mundial quanto na América Latina e Espanha, onde foi criado. O Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa oferece um panorama sobre o prestígio das empresas no setor, sendo o único monitor de reputação corporativa auditado do mundo, realizada pela KPMG, de acordo com a norma ISAE 3000, além do código de conduta ICC/ESOMAR.
O ranking oferece ferramentas que permitem analisar a percepção das marcas por diferentes públicos, auxiliando a compreender a atuação da empresa nos principais setores da sociedade. Na Natura, segundo a executiva, o cuidado com a reputação e imagem da marca, assim como a geração de impacto positivo, são atributos vividos em toda a organização. “Acreditamos que o valor e a longevidade do negócio estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável. Cuidamos da nossa reputação com doses elevadas de coerência, sendo fiéis às nossas crenças e fazemos das nossas ações um exercício constante de cidadania corporativa”, afirma.
Ao utilizar uma metodologia pública multistakeholder, baseada em seis avaliações, o Merco analisa a reputação de cada empresa participante a partir de mais de duzentos indicadores e vinte e quatro fontes de informações externas. São realizadas entrevistas com executivos de grandes empresas e especialistas em diversas áreas, além de consumidores, para definir anualmente as 100 companhias de maior prestígio por seu desempenho em termos de gestão de resultados, qualidade da sua oferta comercial, gestão de talentos, ética, governança, e responsabilidade corporativa ambiental e social. Entre os critérios avaliados, estão valores como transparência, responsabilidade com funcionários e contribuição à comunidade.