Eduardinho Fora da Mídia é a atração convidada do Ensaio Geral do Ilê Aiyê neste domingo (23)
Nem só de tambores e samba afro será feito o Ensaio Geral do Ilê Aiyê. O samba de roda de Eduardinho Fora da Mídia promete dar um toque especial ao clima de aquecimento pré-Carnaval na festa que acontece neste domingo (23), a partir das 15h, na Senzala do Barro Preto. O bloco está preparando cada detalhe para fazer seu carnaval cinquentenário memorável e, para este ensaio, a anfitriã Band’Aiyê e seu convidado vão trazer uma verdadeira fusão de gêneros musicais de origem afro e deixar todo mundo afinado para os dias oficiais de folia. Ingressos: https://vendas.ticketmaker.com.br/?ct=4320&cl=639
Eduardinho Fora da Mídia tem sido uma presença constante no Carnaval de Salvador nos últimos 20 anos, desfilando como atração principal em diversos blocos tradicionais como Alerta Geral, Amor e Paixão, Vem Sambar, Comanches do Pelô e Apaches do Tororó, além de se apresentar em camarotes e no carnaval dos bairros da capital baiana. Até hoje, o artista continua a encantar o público com um repertório que mistura a essência do samba raiz com a magia do samba do recôncavo, incorporando também suas músicas autorais.
Já a Band’Aiyê promete levar para os fãs do bloco afro mais antigo do Brasil muita dança, percussão e grandes clássicos de seu repertório que passeia por uma trajetória de meio século de história, antecipando a energia que o Mais Belos dos Belos leva para a avenida.
Em 2025, o Ilê Aiyê comemora 50 anos do primeiro desfile e promete uma imersão na ancestralidade e diversidade africana com o tema “Kenya: Berço da Humanidade”. A escolha destaca a importância histórica e cultural de um dos primeiros territórios habitados por seres humanos. A homenagem se estende a figuras históricas como Dedan Kimathi, Wangari Maathai e Jomo Kenyatta, símbolos da resistência contra a opressão colonial.
O Ensaio Geral é uma realização do Ilê Aiyê e do Ministério da Cultura, em parceria com a Caderno 2 Produções, apoio institucional da Prefeitura de Salvador através do Procultura, patrocínio da Neoenergia Coelba, Grupo Belov, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Caixa e Governo do Estado das Bahia, e apoio da Heinekein, ITS Brasil, Clube Correio, Salvador FM e Grupo Metrópole.