Arte e Exposições

No Circuito

Cerimônia de abertura do acelera iaô movimentou a Fábrica Cultural

Genilson Coutinho,
03/05/2024 | 11h05

Os afroempreendedores selecionados para a 3ª edição do Acelera Iaô, em 2024, participaram da cerimônia de abertura do programa, na manhã desta quinta-feira (02/05), no Galpão das Artes, na Associação Fábrica Cultural, na Ribeira. A aula inaugural marcou o início das atividades para capacitação de afroempreendedores nos segmentos de alimentação, moda, artesanato e música. No início do evento, os convidados também conheceram um pouco mais sobre o desenvolvimento do programa, através da exibição da retrospectiva do trabalho que vem sendo realizado pela Fábrica Cultural, com o patrocínio do Grupo Carrefour.

Na bancada de apresentação, as empreendedoras, empreendedores e convidados receberam boas vindas de Joel Miguez (Presidente da Fábrica Cultural), Renata Reis (Coordenadora do Acelera Iaô), Fernando Guerreiro (presidente da Fundação Gregório de Mattos), Chicco Assis (diretor de Patrimônio e Espaços Públicos da Fundação Gregório de Matos) e Vinícius Mariano (Diretor da Salvador Tech e Criativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda – Semdec). Na ocasião, Joel Miguez e Fernando Guerreiro assinaram o termo de parceria entre a Fábrica Cultural e a Fundação Gregório de Mattos.

“A Fábrica Cultural foi pioneira, pois, há 20 anos, quando trouxe essa ideia de economia criativa, que agora é uma realidade, mas ainda sobre isso. Um trabalho que cresceu e está cada vez mais se expandindo. É com maior prazer que assinamos esse termo de cooperação, para que também aqui se transforme no espaço Boca de Brasa, um movimento que surgiu para apoiar esse movimento cultural, empreendedor e artístico”, comenta Guerreiro.

A programação contou ainda com as participações de empreendedores acelerados na 2ª edição e contemplados com o Investimento Semente, que falaram de suas experiências no programa. A especialista em inovação e empreendedorismo Mel Campos ministrou a palestra Criativando e no Pitch Performance, os empreendedores Julieta Villas Bôas (Girassol Alimentação Saudável), Zuleima Santos (Q’Paladar) e George Luís (Tá Bom pra Você), contaram sobre o crescimento de seus empreendimentos. No encerramento, o afrochef Jorge Washington comandou a cozinha-show do Acelera Sobre Rodas, onde preparou um arrumadinho de carne de fumeiro.

“Escolhi o Acelera para mostrar a minha história, porque comecei na pandemia a empreender com os meus sabonetes de ervas naturais e as velas aromáticas. A minha avó era benzedeira, me ensinou a gostar de ervas, mas a paixão pelos sabonetes veio através de um presente. Assim fui aprendendo mais sobre as ervas e entender o que posso melhorar com a minha arte e o meu dom. Tudo que faço é com muita responsabilidade e ao participar deste programa vai me ajudar a divulgar e crescer com a minha marca”, conta Heyde Santos, da marca Florescer Aromas, empreendedora selecionada para esta edição.

Neste primeiro ciclo, o Acelera Iaô contará com a participação de 220 afroempreendedores no Iaô Labs. Foram disponibilizadas 120 vagas, divididas em 40, para moda, música e artesanato. No segmento de alimentação, os afroempreendecores foram selecionados para ocupar 100 vagas.

“A aula inaugural marca o início das ações do Acelera por ser um momento presencial de compartilhamento de afeto e conhecimento, além de apresentar nossa sede para quem ainda não conhecia, receber parceiros e empreendedores veteranos da rede. É sempre uma alegria ver o galpão cheio de gente criativa e interessada, pessoas emocionadas com o que virá e com tudo que estamos construindo”, festeja Renata Reis.

O programa será dividido em aulas online e presencial no Iaô Espaço de Criação, na Fábrica Cultural, onde os afroempreendedores poderão acessar serviços de comunicação gratuitos, além de ações palestras, workshops e outras atividades voltadas para empreendedorismo.