CPDD conquista prêmio Luciano Junqueira na XII edição do ENAPEGS
O trabalho desenvolvido pelo Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba) comemora mais uma grande vitória, desta vez o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, como reconhecimento pelo modelo de gestão entre Governo e Sociedade, já que o CPDD é um equipamento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, executado pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo.
O prêmio de relevância nacional é resultado do artigo desenvolvido pelos pesquisadores Renildo Barbosa – coordenador geral do CPDD -, em parceria com as colegas Irailldes Andrade e Clariana Mota, do Programa de Desenvolvimento e de Gestão Social, do curso de Mestrado Multiprofissional da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBa)
Além de ser um dos grandes destaques entre as 14 categorias do ENAPEGS com o CPDD, a Bahia também foi contemplada com a menção honrosa na mesma categoria, com o tema Economia do Cuidado – Contribuições Estruturais para o Cuidador do Idoso Domiciliado, de Tatiana Carla Bezerra de Oliveira, não por acaso, também colega de mestrado de Renildo, Iraildes e Clariana.
Os pareceres da banca examinadora revelam a qualidade do trabalho do CPDD demonstrado em artigo. “Excelente trabalho de pesquisa, bem contextualizado e adequado para o eixo sobre Gênero, Interseccionalidades e gestão social. O uso do caso se justifica e é usado com rigor. Debate atual e consistente.” Enquanto o outro arremata: “além de lançar luz a um conjunto rico de aspectos que reforçam a relevância e centralidade de fortalecer equipamentos sociais de gestão pública da vida e da diversidade, como uma possibilidade potencial de enfrentamento aos sistemáticos mecanismos de produção de desigualdades”.
“É um felicidade e motivo de orgulho sermos contemplados com um prêmio de repercussão nacional exatamente pelo trabalho desenvolvido no CPDD e que reverbera com sucesso no meio acadêmico. A Bahia, os movimentos sociais e em especial a população LGBTQIAPN, estão de parabéns, já que esta é uma conquista de todos nós”, reflete Renildo Barbosa.
A Dra Tânia Maria Fischer, pela seu protagonismo na prática e na interdisciplinaridade da gestão social, foi a grande homenageada do evento, com a honraria de um agradecimento especial, inclusive pelo seu apoio a realização da próxima edição do ENAPEGS, em 2025, pela UFBa, com coordenação da Escola de Administração. “O ENAPEGS é um espaço de discussão de alta relevância e trouxe os temas e pessoas que tem a missão de investigar, formar para a Gestão Social e difundir estes conhecimentos. Agradecemos a oportunidade do encontro e da discussão. Vamos preparar com muito empenho um ENAPEGS na Bahia, discutindo os poderes territorialmente localizados pela Gestão Social”, sentencia Tânia Fischer.
