99 promove ações em durante o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+
Engajada nas causas sociais e comprometida em promover a segurança e inclusão de todas as pessoas, a 99 reconhece o desafio enfrentado pela comunidade LGBTQIAPN+ na mobilidade urbana e busca oferecer um ambiente seguro, acolhedor e empático durante as corridas.
Um levantamento feito pela empresa com usuários de transporte por aplicativo em todo o País constatou que a mobilidade é uma dificuldade para a comunidade LGBTQIAPN+. Mais da metade entrevistada no estudo afirmou ter atenção redobrada ao andar na rua (57%), frequentar lugares públicos (55%) e utilizar meios de transporte (49%).
O estudo também apontou que mais dois terços concordam que pessoas LGBTQIAPN+ teriam mais chance de serem agredidas fisicamente na rua (79%), sofrer algum tipo de humilhação (78%) ou serem abordadas de forma violenta (63%).
A pesquisa ainda ressalta a importância de campanhas de conscientização sobre o respeito à diversidade e combate à LGBTQIAPN+fobia, uma vez que 70% das pessoas entrevistadas reconhecem que existe preconceito contra essa comunidade no País, embora apenas 6% admitam que são preconceituosas. A pesquisa ouviu 511 usuários de aplicativo em todo o país (da 99 e de outras plataformas) e, desse total, 95 se declararam parte da comunidade LGBTQIAPN+ e demonstraram grande preocupação com a violência e a insegurança nas ruas.
Para promover mais respeito, empatia e segurança nas viagens pelo aplicativo, a 99 investe continuamente em educação e conscientização das pessoas que usam o transporte intermediado pelo app, além de motoristas e motociclistas da plataforma.
Desenvolvido em parceria com o Instituto Ethos, referência em Responsabilidade Social Empresarial, a plataforma conta com o Guia da Comunidade 99 para promover o respeito, empatia e diversidade entre os mais de 40 milhões de usuários. O documento conta com um capítulo dedicado ao Respeito, que traz orientações sobre quais comportamentos esperados pela plataforma, tais como tratar todas as pessoas com educação, independentemente da orientação ou da identidade de gênero, respeitar o nome social de pessoas transsexuais, não utilizar linguajar ofensivo e fazer brincadeiras, piadas ou comentários preconceituosos, entre outros.
A empresa ainda realiza cursos online e presenciais a 100% dos motoristas e motociclistas parceiros e parceiras com foco em diversidade e cidadania e dispõe de profissionais especializados que trabalham ininterruptamente para oferecer atendimento humanizado e aplicar medidas cabíveis em caso de comportamentos que contrários aos Termos de Uso, bem como apoio às investigações dos órgãos públicos.
Ações durante o Mês do Orgulho
A 99 conta com o 99Cores, um grupo de afinidade composto e liderado por colaboradores que buscam discutir como tornar a experiência na empresa mais inclusiva, diversa e segura para passageiros, motoristas e colaboradores LGBTQIAPN+. A partir desse grupo de afinidade, durante todo o mês de junho, a 99 programou ações internas e externas para somar voz ao combate à LGBTQIAPN+fobia e promover segurança, respeito e empatia durante as corridas.
Dentre as ações programadas para junho, estão o envio de mensagens inapp com orientações sobre a importância do respeito às diferenças. A plataforma também coloriu os carrinhos que aparecem no mapa do app de passageiros para as cores do arco-íris. Ao longo desse mês, a empresa promoverá treinamentos e palestras para lideranças e pessoas que colaboram com as temáticas voltadas à maternidade homoafetiva, inserção de pessoas LGBTQIAPN+ pretas no mercado de trabalho. A companhia também está empenhada em investir na evolução contínua das ferramentas e tecnologias utilizadas no aplicativo para proporcionar cada vez mais segurança aos usuários.
“Sensibilizar e mobilizar as pessoas para que o respeito seja promovido é algo em que investimos constantemente e que deve prevalecer sempre. Temos ciência de que compreender as diferenças é fundamental, bem como incentivar a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+. Em nossa plataforma há espaço para as diferenças de raça, gênero, religião, orientação sexual, identidade de gênero, idade, classe social, local de moradia, entre outras e não toleramos qualquer caso de discriminação”, explica Priscilla Ferreira, Diretora de CXOps, sponsor do 99Cores.