Novo queridinho dos famosos, chip da beleza traz riscos à saúde, alerta especialista
A indústria da beleza sempre cria novidades para as pessoas atingirem o padrão de forma rápida. A moda atual é o chip da beleza, que já é sucesso com famosas e cada vez ganha mais adeptos, que acompanham as celebridades indicando o método em redes sociais. Muitas falando que conseguiram emagrecer em tempo recorde com o implante do chip.
Porém, a novidade atrai muitos riscos e não tem o selo da Anvisa, nem de nenhum órgão do Ministério da Saúde. “O chip da beleza não é recomendado por nenhuma sociedade de saúde porque ele não tem estudos de segurança, não tem comprovação científica e seus riscos são muito maiores que os benefícios ”, alerta a endocrinologista Taciane Mega.
Dentre os riscos à saúde, queda de cabelo, engrossamento da voz (que só retorna ao normal com cirurgia), aumento de acne, risco de infarto, AVC e câncer, entre outras enfermidades. “O chip nada mais é que o implante hormonal com hormônios esteroides tipo a testosterona e não temos controle de qual dose desse hormônio é liberada no organismo. A pessoa pode até perder gordura devido às doses excessivas de hormônios , mas não deve ser usado para emagrecimento pois hoje temos medicações muito seguras e eficazes para o emagrecimento explica Taciane.
Para ser saudável e atingir os objetivos de emagrecimento, nada melhor do que procurar um profissional para acompanhar, como endocrinologista e nutricionista. “Além disso, é preciso se alimentar bem, fazer a atividade física e descobrir o motivo do ganho de peso, que pode ser hormonal ou vir de ansiedade. Com isso, a pessoa vai ter uma vida saudável e emagrecer”, afirma a endocrinologista.