Campanha de Natal da Natura fortalece os afetos através da criança
Na noite de quinta-feira (17), minutos antes da apresentação das ações de lançamento da campanha de Natal da Natura na Casa Natura Musical para a imprensa Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura no Brasil, e Carolina Soutello, head de Criação Estratégica Global da Natura, conversaram com o editor-chefe do Dois Terços, Genilson Coutinho, sobre o conceito da campanha deste ano. “Sinta este Natal como uma criança e transforme o mundo com todo o seu afeto” e a escolha da canção “A estrela”, nas vozes de Gilberto Gil, da sua neta, Flor Gil, e de sua bisneta, Sol de Maria.
Genilson Coutinho – Como nasceu a ideia da escolha de Gilberto Gil e da canção “A estrela”?
Denise Coutinho: Eu acho que antes de a gente falar do Gil, objetivamente, é legal a gente te contar alguns ícones da nossa criação, que nos levaram a esse encontro com o Gil, porque na verdade foi um encontro. Então, assim, a partir de alguns estudos da arqueologia do Natal, a gente chega a esse ícone que é a estrela, e a importância da estrela como um símbolo que está presente em todas as casas, a estrela de Gavia, a estrela cadente, e ela vira um símbolo, um ícone da nossa campanha, e a gente também faz esse convite para que as pessoas voltem a sentir o Natal como uma criança, porque a criança ela traz esse lúdico, ela traz esse sentir com todos os sentidos, e a partir disso a gente devolve o nosso melhor com o mundo. Então, a partir dessa criação, da gente, a estrela como um ícone, e essa construção desse convite, esse olhar da criança, eu acho que foi um encontro desse momento onde o Gil vem trabalhando bastante com a sua família.
E a música “A estrela” é um clássico que estamos muito honrados de ter na voz de Gilberto Gil, sua neta, Flor Gil, e sua bisneta, Sol de Maria, para justamente materializar o nosso conceito. É uma união inédita que traz ainda mais poesia para nossa mensagem: como marca líder em presentes no Brasil, seguimos, em cada comunicação da campanha, incentivando o ato de presentear como um símbolo de afeto.
GC – Então podemos dizer que é uma campanha focada na afetividade e na criança?
Carolina Soutello: Na verdade, a gente está falando do Natal de afetividade, o Natal de afeto, que já é uma coisa que está no DNA da Natura, essa coisa que a gente já percebe, essa coisa da família, da relação, que se fortalece cada vez mais, por isso que a gente encontra uma pessoa que conhece a marca e que tem dentro da sua casa como algo da família. Então, assim, a gente traz também nessa campanha a criança.
A gente precisava trazer algo que nos fizesse voltar a ser gente. Para isso, buscou-se o olhar de criança para que o público pudesse voltar a sentir o Natal por lentes renovadas. A decisão foi fazer um convite para que todos se inspirem na leveza e no olhar de uma criança.
GC – Estamos falando de afetos e acolhimentos e como tem sido esse acolher com os colaboradores LGBTQIAPN+?
DC – Estou na Natura há 25 anos e sei que Natura é um ambiente muito acolhedor para esse público, desde sempre, e tenho acompanhado nos sete, oito anos que estamos cada vez mais atuantes, seja nos encontros, rodas de conversas, seja nas criações das nossas campanhas. Vejo os nossos colaboradores sendo protagonistas em todas as áreas e isso é um aprendizado conjunto em todas áreas da empresas e aprendemos muitos com eles todos os dias. E isso nos deixa felizes; é saber que estamos construindo juntos um ambiente de respeito, valorização e acolhimento em uma via de mão dupla.
GC: Este é o primeiro Natal após este hiato da pandemia. Quais são as expectativas?
DC – depois de dois anos de pandemia, nós vamos ter um Natal diferente, né, que a gente vai poder se tocar com mais tranquilidade, viver uma nova experiência né, é uma reconstrução dentro da família, e o tema que vocês trazem é sinta esse Natal como uma. Esse Natal tem sido muito especial para a gente, porque ele é o primeiro Natal desde a pandemia que a gente pode ter eventos de lançamentos presenciais com as consultoras, então a gente fez eventos no Brasil inteiro, e bom, o maior quorum, o mais animado foi no Nordeste, né, a gente chegou a ter mil e setenta pessoas em eventos de Natal da Porta de Vendas, acho que foi uma grande celebração, viu? Assim, acho que hoje a gente apresentou essa campanha pra gerentes da Natura, né, que estão responsáveis por toda nossa de força de vendas, e eu com muito choro, muita emoção, muita alegria, porque de verdade, eu sinto em falta do presencial, desse afeto e esse ano está bastante forte.
A campanha chegará à TV, à web e até às plataformas de streaming com as participações da neta Flor Gil (filha de Bela Gil) e da bisneta Sol de Maria. Foram criados dois filmes: um de 30 segundos e uma versão de 2 minutos (que será exibida na internet). A estreia está prevista para o dia 29 de novembro e terá veiculação na América Latina.