Arte Sintonia Companhia de Teatro promove Oficina de Dança Afro para atores e circulação do espetáculo ‘Dandara na Terra dos Palmares’
Novembro é o mês em que as atividades de luta do povo preto buscam reafirmar sua identidade, os ensinamentos e fundamentos de seus ancestrais. E a Arte Sintonia Companhia de Teatro, responsável pelos musicais “Se Acaso Você Chegasse – uma homenagem a Elza Soares” e “Xô- Xuá – Um Samba para Riachão”, promove uma Oficina de Dança Afro para atores e circulação do musical infantojuvenil “Dandara na Terra dos Palmares”. Todos eles espetáculos que valorizam personalidades pretas.
A Oficina de Dança Afro para atores acontecerá no Espaço Xisto Bahia, nos Barris, com a professora de dança Cristiane Florentino, coreógrafa da companhia, às terças e quintas-feiras, e buscará desenvolver expressividade, técnica, improvisação e criação, a partir dos movimentos que os atores já trouxerem no seu repertório e do que Cristiane puder contribuir para a construção de novos movimentos.
O objetivo da oficina é oferecer aos atores, estudantes de teatro e interessados em geral práticas corporais pertinentes ao trabalho cênico do ator e técnicas de dança afro utilizadas no teatro musical.
Já o espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares”, o mais recente da Arte Sintonia, que desde a sua estreia em maio deste ano já foi assistido por mais de duas mil pessoas, se apresenta nas duas maiores festas literárias internacionais da Bahia: FLICA, na cidade de Cachoeira, no dia 5 de novembro, às 11h30, e FLIPELÔ, no Pelourinho, em Salvador, no dia 6 de novembro, às 10h30. No dia 18/11, é a vez da cidade de Capim Grosso, e em 20/11, Feira de Santana.
Com texto inédito de Antônio Marques e direção de Agamenon de Abreu, a encenação traz, em uma linguagem lúdica e poética, a história de uma sábia criança negra chamada Dandara que rejeita seu nome depois de sofrer bullying na escola ao ser chamada de escrava por colegas. Abalada com as piadas agressivas, ela simula estar doente para não ir às aulas.
Sob os cuidados de sua avó, a menina pede um chá para amenizar os impactos causados ao seu emocional pela violência. Após insistência da neta, a avó acaba cedendo e preparando-lhe a bebida com infusão de folhas. A força das ervas medicinais faz a criança adormecer e sonhar com um lugar chamado Palmares, onde conhecerá a luta dos seus antepassados e, principalmente, a história da guerreira Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares que se tornou um símbolo da força feminina, que a faz amar seu nome e suas raízes.
“Vejo o espetáculo como uma oportunidade para refletir sobre a importância da nossa ancestralidade, de respeitar e reverenciar aquelas que vieram antes de nós. Poder interpretar Dandara dos Palmares, que foi uma mulher guerreira negra, de luta, que preferiu se suicidar a retornar à condição de escravizada, é para mim uma homenagem e um grito de que não podemos sucumbir, que precisamos continuar resistindo contra todas as formas de opressão”, afirma a atriz Denise Correia.
O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, marca a morte do líder Zumbi dos Palmares, considerado um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial e assassinado em 1695.
O Que: Oficina de Dança Afro para Atores/ Dandara na Terra dos Palmares
Onde: Espaço Xisto Bahia – Barris / FLICA, FLIPELÔ, Capim Grosso e Feira de Santana
Quando: (terças e quintas) às 19h/ 05, 06, 18 e 20/11
Quanto: R$ 80,00 (oitenta reais) / Entrada Franca
Informações: (71) 99269-8274