Comportamento

HIV em pauta

Saúde

Social

TV Futura exibe neste domingo (21) a história do ativista Américo Nunes Neto na série ‘HIV 40 anos: Aids e Suas Histórias’, da Agência Aids

Genilson Coutinho,
20/08/2022 | 10h08
Foto: divulgação

A TV Futura vai exibir neste domingo (21), a partir das 21h, o terceiro episódio da websérie “HIV 40 anos: Aids e Suas Histórias”, produzido pela Agência Aids. O vídeo traz a trajetória do ativista e empreendedor social Américo Nunes Neto. Ele descobriu seu diagnóstico positivo para o HIV há 34 anos e conta que receber o resultado nos primeiros anos da epidemia era como uma sentença de morte.

“Demorei para tornar isso público porque naquela época o estigma era muito grande. Só contei aos meus pais dez anos depois. Para minha surpresa, eles deram apoio. Nunca desenvolvi a doença. Descobri que estava infectado porque amigos de um ex-namorado estavam morrendo de aids e resolvi fazer o teste. Como não sentia nada, levei um tempo para aderir aos medicamentos, comecei a tomar remédio com a chegada dos antirretrovirais, em 1997.”

Segundo Américo, o que o ajuda a se manter bem emocionalmente são os trabalhos voluntários que realiza com pessoas vivendo com HIV desde que descobriu seu diagnóstico. “Conheci meu atual marido, o ex-militar chileno Jorge Reyes Rodriguez, que também tem o vírus, em um desses projetos, e estamos juntos há mais de 30 anos”

Em maio de 2000, os dois fundaram o Instituto Vida Nova, em São Miguel Paulista, na Zona Leste, ONG que atende 900 pessoas com HIV. A ONG oferece apoio psicologico e atividades como hidroginástica e fisioterapia, além de grupos de convivência.

Nesta websérie, Américo abriu o coração e contou detalhes sobre momentos difíceis que viveu, como a partida de sua mãe e a luta contra o câncer. “Por incrível que pareça, o maior baque que tive até hoje não foi o diagnóstico do HIV, e sim um câncer no reto, em 2011. Fiquei muito fragilizado psicologicamente, até porque sentia muita dor e vivia à base de morfina. Fiz quimioterapia e radioterapia e estou totalmente recuperado.”

Histórias de diferentes gerações

A websérie “HIV 40 anos: Aids e suas histórias” chegou ao Youtube e foi lançado no Cinesesc no 1° de dezembro de 2021, Dia Mundial de Luta contra Aids. Nele os seis personagens fazem um breve relato de suas trajetórias.

A série, com seis capítulos, reúne histórias de pessoas com mais de 60 anos que vivem com o HIV há mais de 30 anos: Beto Volpe, Jenice Pizão, Américo Nunes Neto e três jovens que vivem com o vírus há menos de 10 anos : Marina Vergueiro, Priscila Obaci e Diego Krausz.

Os depoimentos envolvem coragem e resiliência, além de momentos de apreensão e ressignificação da vida. As e os personagens contam como vivenciaram a revelação do diagnóstico e como cada trajetória se desenrolou.

A websérie HIV 40 anos: Aids e Suas Histórias teve apoio do Senac São Paulo, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis e da farmacêutica GSK.

Convidamos você a conhecer a linda história de luta pela vida de Américo Nunes:

Serviço

HIV 40 Anos: Aids E Suas Histórias

Terceiro episódio: Domingo, 21 de agosto, 21h

Próximas datas: 28 de agosto e 4 e 11 de setembro

Canal Futura na TV

Você pode assistir nas principais operadoras do país pelos canais:

Sky – 434 HD e 34

Net e Claro TV – 534 HD e 34

Vivo – 68HD e 24 fibra ótica

Oi TV – 35

Clique aqui para assistir no Futura Play