Música

Inscrições para Edital Natura Musical 2022 abrem em 17 de agosto

Genilson Coutinho,
09/08/2022 | 20h08
O coletivo Afrobapho foi contemplado na última edição Foto: Edgar Azevedo/Divulgação)

Natura Musical, plataforma de cultura da Natura, anuncia abertura do seu edital anual. Artistas, bandas, coletivos e festivais poderão enviar suas propostas a partir de 17 de agosto. A plataforma busca projetos musicais de todo o país e terá seleções específicas para a Amazônia e para os estados da Bahia, de Minas Gerais, do Pará e do Rio Grande do Sul.

Nesta edição, a grande novidade é uma categoria dedicada à música brasileira na América Latina. Nesta seleção, o Edital procura por projetos de artistas e bandas do país que já possuem reconhecimento do público e/ou da crítica e desejam expandir suas conexões com a cena cultural latino-americana por meio de novos trabalhos e turnês, principalmente nos países em que a Natura tem atuação (Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México).

Natura Musical continuará selecionando novos trabalhos de artistas e bandas que queiram lançar álbuns ou circular em território nacional e coletivos, festivais e casas de shows que proponham programações e experiências ao vivo. “Esse ano, estamos avançando mais um passo no nosso compromisso de valorização da música brasileira. Acompanhando a expansão da marca para novos territórios, queremos expandir e renovar a nossa rede de artistas que projetam a nossa cultura para outros territórios. Além disso, continuaremos fomentando a pluralidade do que está sendo produzido artisticamente por aqui e vamos intencionalmente incentivar as experiências ao vivo – sejam turnês, programações, festivais, tão importantes para movimentar a economia da cultura e formar e expandir plateias”, explica Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Com a nova categoria, o Edital Natura Musical ampliará o investimento total para R$ 6 milhões em patrocínios de projetos que acontecerão ao longo de 2023. Do investimento total, R$ 2 milhões serão destinados a projetos de todo o Brasil, mantendo 20% da verba destinada para artistas e iniciativas da região Amazônica. O restante será distribuído para iniciativas nos estados da Bahia, de Minas Gerais, do Pará e do Rio Grande do Sul. A seleção será feita com a avaliação de uma rede de curadores do mercado musical.

Desde que foi criada, a plataforma cultural Natura Musical já patrocinou mais de 600 projetos de todas as regiões do país, injetando mais de R$ 184 milhões no mercado da música nacional. Atualmente, além do fomento à cena com o Edital, a plataforma mantém a Casa Natura Musical, em São Paulo, e parcerias com fundos de cultura nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará.