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Conversa digital mais ativa de empresas sobre diversidade LGBTQIA+ ainda se concentra em dois meses do ano

Genilson Coutinho,
09/07/2022 | 11h07
Foto: Divulgação

As empresas se posicionam sobre a diversidade LGBTQIA+ exclusivamente nas datas do Pride? O fazem somente as empresas ou também seus líderes? De que falam? São algumas das perguntas que responde o relatório Companhias e diversidade LGBTQIA+ na conversa digital que a LLYC acaba de publicar. O documento revela que 53% das mensagens que as marcas lançam sobre este tema na rede social Twitter se acumula entre os meses de junho e julho. Também que são, da mesma forma que seus CEO, cada vez mais ativas, embora apenas representem, todavia, 0,46% da conversa total que se gera sobre este tema. O apoio à comunidade trans (23,2%) e os direitos do coletivo (21,3%) são os principais assuntos abordados.

Para extrair estas conclusões, a LLYC utilizou sua capacidade de data analytics. Foram analisadas 300 contas corporativas. Concretamente, as 25 empresas com mais seguidores no Twitter de cada um dos mercados nos quais a LLYC está presente. Foram mapeadas suas mensagens e as de seus CEO na rede social durante os últimos três anos (quase 80.000 tuítes) e se cruzou com a conversa social sobre diversidade LGTBIQ+ gerada na sociedade durante esse mesmo período (17,4 milhões de menções de 3,9 milhões de perfis).

Para Thyago Mathias, diretor-geral da LLYC Brasil, “as lideranças (C-level) das empresas mais engajadas no Brasil, restante da América Latina, Estados Unidos e Península Ibérica são responsáveis por apenas 0,2% do total de mensagens de apoio à causa LGBTQIA+ protagonizadas por suas empresas. É também com o intuito de ampliar esta voz, que eu, como homem gay e diretor-geral no Brasil de uma das maiores multinacionais de seu setor, compartilho e reflito sobre os dados de um estudo liderado por outro executivo global abertamente homossexual de nossa companhia junto com nosso time de Deep Learning”.

Acesse o estudo completo AQUI.

Cai a conversa geral, aumenta a das marcas

De acordo com o relatório, a conversa social total sobre diversidade LGBTQIA+ acumula uma tendência descendente nos últimos anos devido ao contexto da pandemia (-64,4% em 2020 e -17,5% em 2021). No entanto, as empresas se mostram mais ativas. Suas mensagens aumentaram em volume. Falamos de um crescimento de 17,7% em 2020 e de 3,2% em 2021 no caso das menções proativas das marcas. Se colocamos o foco em seus CEO, a subida é de 27,1% em 2020 e 22,7% em 2021.

No entanto, apesar do crescimento, estes volumes de conversa (que recordemos somente recolhem o top 25 de empresas com mais seguidores por país), ainda supõem somente uma mínima quantidade da conversa geral sobre a temática, concretamente somente 0,46% (79,7 mil mensagens).

Os CEO, quase ausentes

Se colocamos o foco nos CEO das empresas, podemos concluir que os líderes destas empresas são ainda os grandes ausentes desta conversa. Geram de maneira proativa somente 0,2% do total das mensagens protagonizados por empresas ou marcas, apesar de que é importante destacar que a tendência é de crescimento (aproximadamente 5% anual).

Os Estados Unidos, a Espanha, o Panamá e a Argentina lideram o volume de conversa gerado de maneira proativa pelas empresas. No entanto, os países analisados com menos conversa proativa das empresas são Chile, Portugal, Peru, Ecuador, República Dominicana e Colômbia.

O sentimento sobre as respostas dos usuários aos posicionamentos das marcas acumula 10% mais de mensagens positivas sobre a temática em comparação à análise da conversa geral.

Principais temas de conversa

A análise nos diz que há dois grandes assuntos que marcam a conversa social das empresas. O mais significativo e abundante é o apoio à comunidade trans que supõe, entre 2019 e 2021, 23,2% das mensagens. A partir de 2020 as menções de apoio à comunidade trans se duplicam (+48,1% em comparação a 2019). O segundo tema em importância são os direitos em geral do coletivo. As marcas geram, entre 2019 e 2021, 21,3% das mensagens com este foco.

Recomendações

O relatório conclui com uma série de recomendações para que as empresas passem do pinkwashing a um compromisso real com a diversidade e o coletivo LGBTQIA.

  • Desestacionalizar a conversa das empresas. Se as empresas querem evitar ser enquadradas no âmbito do pinkwashing ou rainbow washing devem posicionar-se nestes temas nos diferentes momentos do ano, não somente nos meses de junho e julho.
  • Quanto mais complexa a situação social, mais importante o apoio. O compromisso das empresas com esta diversidade é crucial. Não podem manter um silêncio cúmplice.
  • Os CEO devem ser mais protagonistas. Não podem estar ausentes da conversa.
  • Doing vs. telling de mãos dadas com os especialistas. É primordial desenvolver programas de diversidade LGTBIQ+ com associações para gerar pontos de contato e conversa com o exterior.
  • Evitar as mensagens generalistas e incidir nos pontos de dor do coletivo. Se deve trabalhar nas conversações através do diálogo com as próprias pessoas da comunidade, tanto dentro como fora da empresa, para poder entender onde estão seus pontos de dor.
  • Mobilizar os empregados e visibilizar a liderança. Visibilizar as lideranças LGTBIQ+ entre os empregados ajuda tanto na escuta e na difusão como a diversificar os tradicionais modelos de liderança clássicos e estereotipados.

Aqui você pode baixar o relatório.
 

Sobre a LLYC

A LLYC é uma firma global de consultoria de comunicação, marketing digital e assuntos públicos, que ajuda seus clientes na tomada de decisões estratégicas de forma proativa, com a criatividade, inovação e experiência necessárias, e a sua execução minimizando os riscos, aproveitando as oportunidades e sempre considerando o impacto reputacional. No atual contexto disruptivo e incerto, a LLYC contribui a que seus clientes alcancem suas metas de negócio a curto prazo e a fixar uma rota, com uma visão a longo prazo, para defender sua licença social para operar e aumentar seu prestígio.

A LLYC (BME:LLYC) cotiza no mercado alternativo de ações espanhol, BME Growth. Atualmente, a LLYC tem 20 escritórios na Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madrid e Barcelona), Estados Unidos (Miami, Nova York e Washington, DC), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana. Ademais, oferece seus serviços através de empresas afiliadas no resto dos mercados de América Latina.

As duas publicações líderes do setor situam a LLYC entre as empresas de comunicação mais importantes do mundo. É a número 36 por receitas a nível mundial de acordo com a Global Agency Business Report 2022 de PRWeek e ocupa o lugar número 42 do Ranking Global 2022 elaborado pela PRovoke. A LLYC foi escolhida Melhor Consultora de Comunicação da Europa 2022, nos PRWeek Global Awards, e Consultora de Comunicação do Ano na América Latina, nos International Business Awards 2021.