Atração lança carta aberta com demandas da comunidade trans ao poder público no mês do Orgulho LGBT+
A Associação Baiana de Travestis, Transexuais e Transgêneros em Ação (Atração) realizará um evento no dia 29 de junho onde haverá o lançamento de uma Carta aberta de demandas da comunidade transgênero, travesti e transexual ao Governo do Estado da Bahia, à Prefeitura Municipal de Salvador e a outros atores do poder público.
Esse documento é fruto de um projeto da Atração que reuniu, ao longo do primeiro semestre de 2022, pessoas trans e travestis de Salvador e da Bahia, em encontros abertos, para discutir acerca da situação dessa população, diagnosticando os principais problemas e apresentando propostas para solucioná-los. Os temas tratados nos encontros foram Emprego e Renda, Saúde, Segurança Pública e Educação. Para cada um desses temas, foram discutidas as principais demandas coletivas da população trans, que resultaram em 4 propostas em cada área, totalizando 16 propostas ao todo.
Essas propostas estão reunidas nessa carta que será lançada em um evento presencial na UNIJORGE, campus paralela, às 14h do dia 29 de junho. O objetivo do lançamento é convidar os atores do poder público, da comunidade trans e do movimento LGBTQIA+ para conhecer o documento, que é um marco do movimento trans do estado da Bahia. Acontecerá também no evento a cerimônia de assinatura da carta pelas organizações que a subscreveram, seja porque participaram ativamente da elaboração do documento durante os encontros, seja porque concordam com seu conteúdo. Até o momento, 12 organizações já subscreveram a Carta, entre elas organizações de expressão nacional, como a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), cuja presidenta Keila Simpson estará presente no lançamento; e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).
No evento ocorrerá ainda o lançamento do Comitê de Defesa dos Direitos da População Trans da Bahia – COMTRANS, uma articulação estadual de organizações que atuam em defesa da comunidade trans, que terá por objetivo fortalecer o advocacy junto ao poder público em prol dessa comunidade e potencializar as ações que essas organizações já realizam individualmente em favor da população trans.
O evento é gratuito e aberto ao público. Pessoas trans que forem ao evento terão subsídio de transporte, no valor de uma passagem de ônibus urbano, para viabilizar o retorno pra casa.
O que: Lançamento de carta aberta de demandas da população trans e do Comitê de Defesa dos Direitos da População Trans da Bahia
Quando: 29 de junho, das 14h às 17h
Onde: UNIJORGE campus paralela (Avenida Luís Viana Filho, 6775. Trobogy. CEP: 41.745-130 Salvador – Bahia)
Como participar: evento aberto ao público, pessoas trans terão subsídio de transporte, no valor de uma passagem de ônibus urbano, para viabilizar o retorno pra casa.
