Instituição Beneficente Conceição Macedo lança projeto para atender adolescentes trans
Na manhã desta quarta-feira (20), Tia Conça, fundadora da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), lançou mais um projeto, o “Amor de Mãe” que tem como objetivo oferecer formação para o mundo do trabalho, atividades educativas e encaminhamento para retificação de nome e gênero para adolescente trans.
O lançamento do projeto foi marcado por uma feijoada oferecida para os 10 adolescentes jovens inscritos e os amigos presentes. Para Tia Conça, o projeto vem atender uma demanda que chega todos os dias à instituição. “Estou muito feliz com o início desse projeto, pois sei que muitos jovens trans precisam do nosso apoio, sejam aqueles que vivem em situação de rua ou aqueles que vivem com seus familiares. A nossa missão é lutar em prol da comunidade LGBTQIAP+, e isso está presente no nosso dia a dia há anos”.
Ainda de acordo com Tia Conça, o “Amor de Mãe” é só o início de diversas ações que serão realizadas pela instituição. Vale ressaltar que o trabalho com a comunidade trans já acontece há muitos anos principalmente com as travestis e transexuais profissionais do sexo.
Para o estudante I.C de 21 anos, morador do bairro de Pernambués, participar deste projeto será muito importante principalmente para estreitar os laços com a família que não aceita sua identidade de gênero. “Estou muito contente, pois sei que o projeto vai ajudar na minha relação com minha família que sempre me magoou e nunca me aceitou. Hoje o clima está melhor, mas não foi fácil e acredito que vai melhor com a minha participação no ‘Coração de Mãe’”, contou ele.
No dia 08 de abril, I.C foi aniversário do adolescente e mais uma vez não houve comemoração nem lembrança da família. E ele foi pego de surpresa com um parabéns surpresa durante o lançamento do projeto. I.C ficou muito emocionado por celebrar mais uma primavera, com direito a bolo e sorvete. “Estou feliz demais, pois quase ninguém celebra ou lembra meu aniversário e hoje ser lembrado é um motivo de alegria,” revelou I.C.