Apae promove Oficina Terapêutica focada no brincar
A Apae Salvador deu início a um novo modelo de atendimento, com o formato de Oficina Terapêutica. A Oficina Terapêutica é um espaço de interação, socialização e reabilitação, com o objetivo central de trabalhar não só a imaginação, mas também os processos cognitivos de desenvolvimento das crianças, adolescentes, adultos e idosos assistidos no Centro Especializado em Reabilitação – CER II. A Oficina Terapêutica desenvolve, dentro do seu viés, atividades que promovem expressões emocionais, sentimentos e vivências.
As atividades serão separadas por tematizações importantes para cada idade. Haverá Oficina das Cores, Oficina Sensorial, Oficina Cognitivo Comportamental e Oficina de Musicalização. Serão desenvolvidas, inicialmente, pelas psicólogas Nicole Marque e Rosana Pimentel, mas outros profissionais da equipe multidisciplinar da Apae poderão contribuir dentro de suas especificidades. Um dos pontos chave da oficina terapêutica é o “brincar terapêutico”, como forma de entrar no universo lúdico e agir sob medida, já que o brincar permite que se explore seus aspectos emocionais, físico, patológico e como a criança entende e se comporta no mundo.
“O brincar terapêutico desenvolve habilidades essenciais para a maturidade intelectual infantil. O lúdico é uma ferramenta que utilizamos para incentivar, mostrar e criar. São passos importantíssimos para trabalhar a fase de aprendizado, seja ela sensorial, motor ou cognitivo”, ressalta Irlane Leite, coordenadora Técnica do CER. Segundo ela, todos os aspectos recebem ganhos que são utilizados na vivência do dia a dia.
Dentre as atividades oferecidas na oficina estão: Socialização Afetiva; Desenvolvimento cognitivo através de brincadeiras; Desenvolvimento da fala; Raciocínio, percepção e funções motoras e sensoriais; Desenvolvimento no processo de atenção; Desenvolvimento do brincar lúdico; Musicalização; Pintura artística; Oficina de balões; e Artesanatos.