Webserie voltada para o público infantil aborda temas de diversidade e respeito à comunidade LGBTQIA+
Diversidade, ludicidade e sensibilidade é o que não falta em “Sopa de Letrinhas – Explicando LGBTQIA+ para crianças”, websérie produzida pela CazAzul Conteúdos Culturais, que será lançada no sábado (9), pelo YouTube. Em microepisódios ficcionais de até cinco minutos, a série é voltada para o público infantil e abordará temas da diversidade sexual e afetiva, utilizando técnicas de teatro de formas animadas e outros recursos experimentais.
O tema da primeira temporada, que tem quatro episódios, será a primeira letra da sigla, o L de lésbica. A dramaturgia partiu de situações vividas por crianças e famílias reais, para tratar do tema de forma elucidativa, divertida e com muita responsabilidade.
O texto e a direção são da teatróloga Adriana Amorim, que também atua na manipulação de objetos e vozes de personagens. Algumas das cenas foram inspiradas em situações presenciadas ou protagonizadas por ela, sua namorada e seus três filhos. Embora parta de sua experiência de vida e de sua militância, a série é ficcional e dialoga diretamente com as crianças, com uma linguagem acessível, lúdica e recursos artísticos instigantes para os pequenos e pequenas espectadoras.
Também fazem parte da equipe as atrizes Paloma Oliveira, que é realizadora audiovisual, e Joanne Vale, técnica em teatro e pedagoga, responsável pelos adereços cênicos e pela supervisão pedagógica do projeto. O ator Yarle Ramalho faz uma participação especial em um dos episódios. A produção é de Hendye Gracielle.
Vivemos um momento em que a temática da diversidade sexual e de gênero, assim como outras pautas progressistas, tem sido, ao mesmo tempo, estimulada em debates públicos e privados, e ameaçada por retrocessos políticos e institucionais. As crianças, embora normalmente reajam de forma espontânea e receptiva às novas configurações familiares e às diferentes orientações sexuais, por outro lado muitas vezes são expostas a atitudes homofóbicas e intolerantes, à desinformação tóxica, a exemplos preconceituosos, que as deixam confusas sobre a forma de agir diante da diversidade afetivo-sexual (de seu núcleo familiar ou de outros núcleos de convívio). Daí a importância de projetos que, como este, voltados para o público infantil, estimulem o respeito à comunidade LGBTQIA+, às suas experiências e vivências, promovendo a compreensão e o respeito a toda gama de diversidade cultural e humana.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Prêmio Cultura na Palma da Mão – A convocatória foi elaborada para a execução dos recursos remanescentes da LeiAldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministériodo Turismo, Governo Federal. É voltado para iniciativas culturais dascategorias Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória eTradições; Cultura LGBTQIA+, que devem utilizar as redes sociais ou plataformasde streaming para realização das propostas.
Serviço
Sopa de Letrinhas – Explicando LGBTQIA+ para crianças
Quando: 9 de abril
Onde: www.cazazul.com.br