Projeto “Mana a Mana” conta histórias de mulheres transexuais e travestis de Santo Amaro
Um programa de entrevistas com mulheres trans e travestis, assim nasce o “Mana a Mana”, programa que surge para possibilitar o nascimento de uma nova estética em relação à transgeneridade na cidade de Santo Amaro da Purificação(BA), cujo cenário ainda é perverso, extremamente transfóbico, desumaniza e nega o acesso dessas pessoas aos espaços sociais.
Composto por três episódios, com diferentes entrevistadas, o “Mana a Mana” é uma luta coletiva por direitos, dignidade e respeito. Não é um trabalho de entretenimento, é um manifesto de resistência e resiliência. As entrevistadas e entrevistadora desse programa são vozes em defesa de uma comunidade que a todo tempo é violentada, torturada, assassinada, vistas como aberração e direcionadas ao campo de pessoas abjetas. Essas vozes um dia foram forçadas a calar, mas hoje ecoam em liberdade e autodefesa.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.