Não gostou do resultado do preenchimento labial? Especialista explica como fazer para reverter o procedimento estético
O preenchimento labial é um dos procedimentos queridinhos das clínicas de estética e já foi adotado por muitas anônimas e famosas. Mas o que fazer quando a técnica para aperfeiçoar o formato dos lábios não agrada mais? O assunto ganhou destaque depois que a influenciadora Flávia Pavanelli revelou ter feito a remoção do seu preenchimento. Para entender melhor como funciona o processo, conversamos com a dermatologista Rebeka Sobral que há mais de 15 anos se dedica à estética médica.
Segundo Rebeka, um dos principais motivos que levam as pessoas a buscarem um especialista para fazer a remoção do preenchimento labial é a perda da naturalidade. A médica explica que o excesso de preenchedor faz com que os lábios percam completamente a sua aparência e o paciente fique insatisfeito com o resultado. Mas ela alerta que, antes, é necessário saber qual produto foi injetado para fazer o procedimento.
“O ideal é sempre usar um produto que possa ser retirado, caso necessário. O mais popular e seguro usado atualmente é o ácido hialurônico, por ser bioidêntico ao natural”, conta a médica. Rebeka explica ainda que o processo de reversão para procedimentos feitos com esse produto é relativamente simples. “Usamos uma enzima que degrada o ácido hialurônico, dessa forma ele se decompõe, é eliminado e o lábio retorna ao estado original”.
No entanto, a especialista alerta que existem alguns profissionais que ainda realizam a técnica com produtos definitivos, como o Metacril-PMMA, que é menos comum e também menos seguro. “Nesse caso, os produtos não são eliminados com a hialuronidase, e somente com intervenção cirúrgica é possível eliminar alguma parte do material”, ressalta.
A dermatologista garante que os riscos de reverter um preenchimento labial são pequenos e, depois do procedimento, a aparência normal dos lábios começa a voltar em poucos dias. Contudo, o produto continua agindo ainda nas duas semanas seguintes e, caso o paciente opte por refazer, precisa aguardar esse prazo.
Rebeka chama a atenção para o detalhe que dificilmente uma pessoa que já usou preenchimento labial se habitua a ficar sem nada do produto, e geralmente, acabam refazendo. “Realmente, sendo bem feito, embeleza demais a face. Um lábio bem tratado, com uma técnica apurada e um bom produto é completamente desejável. Caso seja da vontade do paciente, é possível refazer os lábios de forma mais natural e harmônica, respeitando o lábio proporcional, a face e a idade da paciente”, finaliza.