In Moda

Carol Barreto é a ganhadora na categoria de Personalidade de Moda no Prêmio Fashion Futures do Instituto C&A

Genilson Coutinho,
14/12/2021 | 23h12
Foto: Divulgação

A empresária e artista negra Carol Barreto foi a ganhadora da categoria Personalidade de Moda do Prêmio Fashion Futures recebendo R﹩ 20 mil e treinamento por meio de um programa de desenvolvimento de liderança. Iniciativa do Instituto C&A – pilar social da C&A no Brasil -, a premiação teve 323 inscritos de todo o Brasil, dos quais foram selecionados 4 iniciativas e 1 personalidade para receberem, ao todo, R﹩ 180 mil reais para pensar o futuro da moda.

Criadora do projeto Modativismo, na Bahia, Carol Barreto é uma jovem empreendedora negra autodidata em design de moda e busca criar coleções em uma perspectiva afrofuturista na tentativa de romper com os repetidos estereótipos de negritude e de baianidade.

Outras categorias

Na categoria Design Sustentável, a Liga Transforma Moda Sustentável foi a ganhadora de R﹩ 30 mil e o apoio para desenho de desenvolvimento de seu negócio. A organização, localizada em Salvador (BA), tem o objetivo de fomentar articulações estratégicas no mercado da moda, da beleza e de outros segmentos para captação de resíduos têxteis e, a partir disso, levantar investimentos de capital para aplicação em práticas de impacto social em prol do protagonismo feminino de mulheres em vulnerabilidade e risco social.

Em Negócio de Impacto Social, o projeto escolhido para receber R﹩ 30 mil, além de apoio para desenho de desenvolvimento do negócio, foi o da Daterra Project, uma iniciativa socioambiental que desenvolve tecidos sustentáveis a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis de confecções de jeans em Riacho das Almas (PE), local que concentra o segundo maior polo têxtil do país.

O Ateliê TRANSmoras foi o ganhador de R﹩ 50 mil na categoria Projeto Social. O coletivo, de Campinas (SP), vem desenvolvendo tecnologias por meio da moda, utilizando a transmutação têxtil e a reutilização de materiais descartados, para reduzir as vulnerabilidades das pessoas trans em um contexto de insegurança, visando a autonomia de suas produções artísticas.

O projeto ganhador na categoria de Inovação e Tecnologia, que receberá um incentivo de R﹩ 50 mil e mais investimento e apoio no desenvolvimento de projetos de captação de recursos, foi a Las Comas Confecção Comércio e Serviços, de São Paulo (SP). Ela foi responsável pelo desenvolvimento da Oricla, que é uma solução que sistematiza a criação e produção de novos tecidos, feitos mediante upcycling, a partir de resíduos têxteis gerados na fase do corte em confecções.

Banca de avaliação

O Fashion Futures contou com uma banca de avaliação formada por um time renomado que atua no universo da moda: Michele Simões, do Meu Corpo é Real; Lucilene Dacinguer, da Colabora; Fernanda Simon, da Fashion Revolution; João Souza, diretor Comercial e de Produtos do Feminino da C&A; Isaac Silva, da Isaac Silva Brand; Day Molina, da Nalimo; Patrícia Sant’Anna, da Tendere; Adriana Barbosa, da Feira Preta; Marcelo Banfi, professor e styliste Hanayrá Negreiros, da Revista ELLE.

Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua no fortalecimento de comunidades por meio da moda no voluntariado corporativo e no fomento ao empreendedorismo dos grupos sociais que lutam para afirmar seus direitos (populações periféricas, LGBTQIA+, mulheres negras, migrantes e refugiados, entre outros). A instituição também realiza ajudas humanitárias em situações de calamidade pública e crises emergenciais. Com 30 anos de história o instituto tem como principal objetivo promover impacto social nas comunidades no entorno das lojas, centros de distribuições e escritório central em todo território brasileiro. Saiba mais aqui .

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Sobre a C&A Brasil

A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera mais de 300 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e off line dos seus clientes. Com cerca de 15 mil colaboradores em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças, além da sua linha de fashiontronics, que conta com uma ampla variedade de celulares, smartphones e relógios e o Galeria C&A, marketplace que comercializa itens de decoração, pet, joias, entre outros segmentos. Ainda, a empresa tem políticas consolidadas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), sendo uma das empresas mais premiadas e reconhecidas internacionalmente por boas práticas sustentáveis em prol de uma moda com impacto positivo. Já no aspecto social, por meio do seu pilar filantrópico, o Instituto C&A, a varejista atua no fortalecimento de comunidades por intermédio da moda, no voluntariado corporativo, no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social e ajudas humanitárias. Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A em Sala de Imprensa e sobre o trabalho do Instituto C&A aqui .