No Circuito

Projeto ‘Pluralidade Singular’ promove semana de Encontro da Cena LGBTQIA+ da Bahia

Genilson Coutinho,
09/02/2021 | 22h02

Premiado na categoria Dança no Edital de Chamada Pública N• 003/2020 – Prêmio das Artes Jorge Portugal – Premiação Aldir Blanc Bahia – o projeto “Pluralidade Singular – Encontro da Cena LGBTQIA+ da Bahia” propõe uma semana digital através de lives com programação no Instagram com artistas e ativistas da comunidade LGBTQUIA+ da Bahia. O evento acontece dos 15 a 19 de Fevereiro de 2021, através do Instagram (@_williamsantanna), sempre a partir das 19h, e visa o fortalecimento e o aumento do consumo das produções de artistas da comunidade na internet.

A programação diversificada promete momentos de imersão, compartilhamentos de histórias, muito movimento em dança, arte e mobilização política organizada; tudo isso baseada no orgulho e afirmação LGBTQUIA+. O evento, em seus bate-papos e apresentações artísticas, permite que o espectador conheça uma quantidade expressiva de artistas e militantes que estão por fora da mídia tradicional, e que lutam constantemente por representatividade e pelos direitos das minorias sociais.

Os bate-papos serão direcionados pelos seguintes temas: “Visibilidade lésbica na dança”, “A cena drag em Salvador”, “Mercado da dança LGBTQUIA+: Bahia fora da Bahia”, “Solidão de Artistas Idosos LGBTQUIA+” e “Cena Trans e políticas públicas voltadas à comunidade”.

“A comunidade LGBTQUIA+ da Bahia, em geral, e a cena artística LGBTQUIA+ baiana, em particular, constantemente vêem-se na necessidade de levantar discussões relacionadas à políticas públicas com foco nas especificidades destes grupos, e a realização do Encontro será um momento de pensar em coletivo e de forma amplificada estas demandas, além de propor a celebração de potências. O formato online permite também o registro permanente das discussões, fundamental para que o maior número de pessoas tenham acesso ao conteúdo que será apresentado”, relatou William Santanna, proponente e idealizador do projeto.

O nome PLURALIDADE SINGULAR foi escolhido como forma de abraço às pessoas da comunidade LGBTQUIA+, que unem-se através das questões sociais que afetam o coletivo, mas que diferem na multiplicidade de pensamentos, nas expressões de si no cotidiano e nas intersecções de opressões que estão interligadas às suas existências.

Em relação ao contexto de pandemia da COVID-19, William Santana explica que “em face do momento de distanciamento social, o projeto surge como possibilidade de aproximação artística da comunidade LGBTQUIA+ através das redes sociais, divulgação de seus trabalhos e o conhecimento das histórias que fazem parte de nossos caminhos nas artes”.  

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, via Lei Aldir Blanc (em vermelho), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
SERVIÇO
O quê: “Pluralidade Singular – Encontro da Cena LGBTQIA+ da Bahia”
Quando: 15 a 19 de Fevereiro de 2021, sempre a partir das 19h
Como: Lives com bate-papos e apresentações artísticas
Onde: no Instagram @_williamsantanna
Quanto: evento gratuito