Vagas de pré-vestibular para público LGBTQIA+ seguem abertas até quinta (28)
Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e a Secretaria da Educação do Estado, as vagas do polo do Centro Municipal de Referência LGBT para ingresso no curso pré-vestibular Universidade para Todos estão abertas até quinta-feira (28). As inscrições voltadas para o público LGBTQIA+ podem ser feitas por meio de contato com a gestora do polo, Juliana Cardoso.
Os interessados em uma das 50 vagas disponíveis devem ligar para o número de telefone (71) 99220-9008 ou enviar uma mensagem para os e-mails jullianaca@gmail.com e foto.julianacardoso@gmail.com. Para participar é preciso ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, ainda que não tenha concluído o 3º ano. Por conta da pandemia, as aulas serão virtuais, realizadas pelo Google Meet de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30.
Incentivo – O coordenador de Políticas para a Cidadania LGBT, Vida Bruno, ressalta que, antes de iniciar o curso, os professores são qualificados para garantir que o ensino seja feito com o respeito ao nome social, à identidade de gênero e à orientação sexual. Ele lembra que antes não havia iniciativas nesse sentido na capital baiana, então a parceria surgiu para mudar essa realidade e garantir que mais pessoas tenham acesso ao Ensino Superior.
“Nós começamos com essa parceria com a Uneb em 2016 e, de lá até hoje, conseguimos lograr algumas grandes vitórias, a exemplo do ingresso de 88 pessoas do segmento LGBT através dessas seleções que acontecem. Isso é muito importante, porque no marco civilizatório a gente precisa entender que a educação tem caráter libertador na vida de qualquer pessoa. Ela garante a oportunidade de ensejar um futuro diferenciado, um futuro melhor”, afirma Bruno.
Gestora do polo pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Juliana Cardoso conta que o objetivo das vagas é ajudar o estudante oriundo da rede pública a ingressar no Ensino Superior, sendo possível, numa universidade pública, inclusiva e de qualidade, a exemplo da própria Uneb.
O curso contará com todas as disciplinas cobradas em provas de vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado para ingresso em universidades públicas e privadas do país, inclusive por meio do Programa de concessão de bolsas Universidade para Todos (Prouni). O aluno terá acesso ao aprendizado de Redação, Gramática, Literatura, Matemática, Geografia, Biologia, Física, Química, História e Inglês ou Espanhol, a depender da escolha de cada aluno pelo idioma de avaliação.
Isenção – Os estudantes matriculados recebem módulos com todos os assuntos que serão estudados ao longo do curso. Além disso, têm isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais desde que apresentem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
As turmas anteriores à pandemia assistiram às aulas do Universidade para Todos em um auditório dentro do Centro Municipal de Referência LGBT, no Rio Vermelho, totalmente equipado com retroprojetor, lousa escolar e cadeiras confortáveis, entre outros móveis e equipamentos. No momento, o formato das aulas precisou ser adequado para o meio digital, mas a intenção é que as atividades voltem a ser realizadas no Centro de Referência tão logo acabem os riscos de disseminação da Covid-19.