Música

No Circuito

5º Festival Radioca promove atividades de formação

Genilson Coutinho,
28/10/2019 | 10h10

A 5ª edição do Festival Radioca, que ocorrerá de 6 a 10 de novembro em Salvador, inclui em sua programação atividades de formação voltadas a artistas, produtores e demais profissionais do campo da música, contribuindo para o fortalecimento da cena local. São ações que envolvem convidados de reconhecida trajetória em suas áreas de atuação, em eventos públicos e gratuitos, abertos a quaisquer interessados.

 Na data de abertura, 6 de novembro (quarta-feira), em parceria com o Teatro Castro Alves (TCA) e o Spotify, uma edição especial do projeto “Conversas Plugadas” apresenta a “Masterclass Spotify”, com Carolina Alzuguir, líder de artistas e gravadoras do Spotify no Brasil. Com 15 anos de experiência na indústria da música com foco no mercado digital, Carolina sempre colaborou para a estratégia de conteúdo e de lançamentos do mercado de música, desenvolvendo campanhas de marketing e parcerias comerciais em grandes empresas de entretenimento como Sony Music, Twitter, Multishow, BMG, dentre outras. Nesta oportunidade, ela vai dar dicas e exemplos de como artistas e suas equipes podem gerenciar e promover seu conteúdo na plataforma, além de acompanhar informações de consumo e sugerir músicas para serem incluídas em playlists – tudo isso através de uma ferramenta chamada Spotify For Artists. A aula será na Sala do Coro do TCA, às 16h.

 No sábado, 9 de novembro, dois bate-papos acontecem na Casa-Museu Solar Santo Antônio. Primeiro, às 10h, o “Tropical Transforma: Música pop, cultura urbana e identidade”, em parceria com a Puro Malte Tropical Devassa, patrocinadora do Radioca, reunindo Coy Freitas, diretor artístico e curador da recém-lançada plataforma de música Tropical Transforma, da Devassa, que tem como objetivo dar voz, e palco, à nova música tropical brasileira; Gabriel D’Angelo Braz, gerente de Marketing da marca Devassa, do Grupo HEINEKEN no Brasil; Dai Dias, produtora, booker e diretora de produção do Festival Bananada, de Goiânia; e Patricktor4, um dos principais DJs e produtores brasileiros da atualidade. À tarde, às 13h, é a vez de discutir “Promoção no atual mercado da música: Feiras, mercado internacional e caminhos possíveis”, com a produtora Melina Hickson, o empresário, agente e produtor cultural Ricardo Rodrigues e o curador, produtor cultural e compositor Vince de Mira.

 O FESTIVAL – Nos cinco anos do Festival Radioca, cinco dias de programação: a edição 2019 será de 6 a 10 de novembro, ocupando três diferentes espaços da cidade de Salvador, com um total de 16 shows e ainda um papo musicado, numa estrutura inovadora na história do projeto. Abrindo os trabalhos, na quarta-feira, o cenário é o mais importante palco do estado: a Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), que recebe Tim Bernardes (SP), Tiganá Santana (BA) e Amaro Freitas Trio (PE), numa noite de fina categoria. A quinta e a sexta-feira serão na Arena do Sesc-Senac Pelourinho, com shows de Luiza Lian (SP) e Livia Nery (BA), no dia 7, e o “Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, no dia 8, com Tulipa Ruiz (SP), Josyara (BA) e novamente Livia Nery, para tocar e falar de suas obras, numa conversa mediada pela radialista Daniela Souza. No final de semana, dias 9 e 10, acontece a tradicional maratona de imersão, na Chácara Baluarte, no bairro do Santo Antônio, onde serão montados dois palcos. No sábado, com João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP), Afrocidade (BA), Tuyo (PR), Mestre Anderson Miguel (PE) – com participação de Siba (PE) – e Tangolo Mangos (BA). No domingo, Céu (SP), Lazzo Matumbi (BA), Dônica (RJ), Illy (BA), Abayomy (RJ) – com participação de Saulo Duarte (PA) – e Jessica Caitano (PE).

 Realizado anualmente pela Tropicasa Produções desde 2015, e já figurado entre os principais eventos musicais do país, o 5º Festival Radioca é patrocinado e apresentado pela Puro Malte Tropical Devassa. Tem patrocínio de Natura Musical e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Conta com apoio do Sympla, plataforma oficial de vendas, e o Spotify é o Player Oficial.

PARCEIROS

“Acreditamos que existe um fio condutor que rege as transformações que estamos vendo na música brasileira, e isso está ligado à criatividade transformadora do brasileiro, que nós enxergamos como nossa identidade tropical”, afirma Gabriel D’Angelo Braz, gerente de Marketing da marca Devassa, do Grupo HEINEKEN no Brasil. “Desenvolvemos uma rede de parceiros com os principais produtores culturais de todo o Brasil e juntos cocriamos uma plataforma que enaltece o movimento da nova música brasileira”, completa Gabriel.

 Pelo quarto ano, Natura Musical aposta no Radioca. “O Natura Musical busca alavancar o desenvolvimento da cena independente da música brasileira. Por isso, entendemos que apoiar festivais regionais é decisivo para essa finalidade. Os festivais estimulam todo o ecossistema da música, graças ao seu potencial de formar público e criar novas pontes entre artistas e audiência”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

 “O Radioca traça, anualmente, um panorama de tendências da música brasileira, com a participação de artistas consagrados e nomes em ascensão. É um evento que favorece o intercâmbio entre músicos baianos e de outros estados e, além disso, tem o compromisso com a reflexão sobre a cadeia produtiva da música”, avalia Alexandre Simões, superintendente de Promoção Cultural da SecultBA.

 Devassa – Tropical Transforma: A marca lança uma plataforma musical com o objetivo de dar voz, e palco, ao que chama de nova música tropical brasileira, além de ser um canal aberto de conteúdo e reflexões sobre todas essas transformações culturais. Em fevereiro, Devassa apresentou seu novo posicionamento, “Tropical Transforma”, que enaltece a criatividade transformadora brasileira como representação do que quer dizer “tropical”, deixando para trás clichês que automaticamente remetem à palavra: praia, sol, coqueiros. Com isso, busca mostrar que a música é uma das principais manifestações por onde esses signos culturais brasileiros vêm se ressignificando. Devassa é hoje patrocinadora dos principais festivais de música brasileira do país, entre eles Radioca, Bananada, Sarará, Do Sol, Serasgum, GTR, Wehoo, entre outras iniciativas.

 Natura Musical: Principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2018, o edital do programa selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos, e estabeleceu parcerias com 10 festivais independentes de Norte a Sul do país. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 100 shows para adultos e crianças ao longo de 2018.

 Fazcultura: Parceria entre a Secretaria de Cultura (SecultBA) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

 5º FESTIVAL RADIOCA

6, 7, 8, 9 e 10 de novembro de 2019

Salvador, Bahia, Brasil

Programação:

  • 6/11 (qua), 19h30

= No Teatro Castro Alves (TCA)

Tim Bernardes (SP) + Tiganá Santana (BA) + Amaro Freitas Trio (PE)

  • 7/11 (qui), 19h30

= Na Arena do Sesc-Senac Pelourinho

Luiza Lian (SP) + Livia Nery (BA)

  • 8/11 (sex), 19h30

= Na Arena do Sesc-Senac Pelourinho

“Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, com Tulipa Ruiz (SP) + Livia Nery (BA) + Josyara (BA)

  • 9/11 (sáb), 15h30

= Na Chácara Baluarte (Santo Antônio Além do Carmo)

João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP) + Afrocidade (BA) + Tuyo (PR) + Mestre Anderson Miguel (PE) com participação de Siba (PE) + Tangolo Mangos (BA)

  • 10/11 (dom), 15h30

= Na Chácara Baluarte (Santo Antônio Além do Carmo)

Céu (SP) + Lazzo Matumbi (BA) + Dônica (RJ) + Illy (BA) + Abayomy (RJ) com participação de Saulo Duarte (PA) + Jessica Caitano (PE)

 Preços:

  • Ingresso para 6/11: R$ 50 e R$ 25
  • Ingresso para 7/11: R$ 40 e R$ 20
  • Ingresso para 8/11: R$ 20 e R$ 10
  • Ingresso para 9/11: R$ 60 e R$ 30
  • Ingresso para 10/11: R$ 60 e R$ 30
  • Dobradinha Final de Semana (9/11 + 10/11): R$ 110 e R$ 55

 Vendas:

  • Sympla – plataforma oficial de vendas: www.sympla.com.br/radioca2019
  • Excepcionalmente para o dia 6/11 no TCA: Bilheteria do TCA, SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou canais digitais da Ingresso Rápido (site e aplicativo)

 Classificação indicativa: 18 anos

 Atividades de formação (abertas ao público | entrada franca):

  • 6/11 (qua), 16h

= Na Sala do Coro Teatro Castro Alves (TCA)

Conversas Plugadas – Masterclass Spotify, com Carolina Alzuguir

  • 9/11 (sáb), 10h

= Na Casa-Museu Solar Santo Antônio

Bate-papo “Tropical Transforma: Música pop, cultura urbana e identidade”, com Coy Freitas, Gabriel D’Angelo Braz, Dai Dias e Patricktor4

  • 9/11 (sáb), 13h

= Na Casa-Museu Solar Santo Antônio

Bate-papo “Promoção no atual mercado da música: Feiras, mercado internacional e caminhos possíveis”, com Melina Hickson, Ricardo Rodrigues e Vince de Mira