Arte e Exposições

​Muncab promove Oratório de Santo Antônio nesta terça (13) em Salvador

Redação,
12/06/2023 | 18h06
Santo Antônio de Categeró (Foto: Jamile Coelho/Muncab)

Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, no Centro Histórico de Salvador, promove a sétima edição anual beneficente do Oratório de Santo Antônio, no dia 13 de junho, a partir das 17h. A celebração reúne programação religiosa e festividades, para homenagear o “santo casamenteiro” e “protetor dos pobres” português. Por se tratar de um espaço dedicado a salvaguardar a memória da ancestralidade africana, o Muncab reverencia, pela primeira vez, os santos cristãos negros, representados pela figura de Santo Antônio de Categeró, nas comemorações juninas. Os ingressos estão disponíveis no Sympla e na bilheteria física do evento, com preço social de R$ 25.

O Oratório vai contar com recital ecumênico do Coral de Oratório de Santo Antônio, regido pelo maestro e compositor baiano Keiler Rêgo. Uma rifa beneficente vai arrecadar fundos para cuastear o projeto social Erês do Muncab, que promove atividades educativas entre o público infanto-juvenil da cultura das matrizes afro-brasileiras dentro de instituições públicas de ensino do Pelourinho de Salvador.  Completam a programação: Quermesse, com a venda de comidas típicas, show de forró pé de serra do sanfoneiro baiano Zelito Bezerra e o samba junino do cantor Marinho Santana

A reverência do Muncab aos santos negros faz o resgate histórico das contribuições africanas nos festejos juninos no Brasil, por das comidas típicas, da dança, da música, da oralidade e dos instrumentos musicais.  Além de tirar da invisibilidade as santidades negras em um período do ano de grande devoção católica.  O culto ao Santo Antônio de Categeró enriquece ainda mais a Trezena de Santo Antônio, possibilitando os devotos conhecerem os dois santos. Essa inclusão é resultado de um empréstimo concedido pela Igreja Rosário dos Homens Pretos para o Muncab, instituições históricas que preservam a cultura e as tradições afro-brasileiras. Esse é um esforço conjunto em valorizar e disseminar a riqueza cultural presente no país”, reflete Cintia Maria, diretora do Muncab.

Antônio de Categeró foi um escravizado que se tornou santo, nascido na Cirenaica, na Líbia, uma região ao norte da África, no fim do século XV. Foi levado para Sicília, na Itália, onde viveu até o século XVI. Ficou conhecido pelo empenho incondicional às pessoas em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as com alimentos. Recebeu o dom divino de fazer milagres, em especial de curar enfermidades, sendo bastante intercedido pelos fiéis para essa finalidade. Sua devoção foi trazida ao Brasil no século XVII, para Salvador.

Já Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no século XII, filho único de família rica e nobre. É conhecido no Brasil como protetor dos casamentos e santo das causas perdidas, realizador de milagres em vida e protetor dos pobres, título recebido em virtude da obra realizada enquanto Frei Franciscano ao auxiliar os necessitados e espalhar o evangelho.

SERVIÇO

Oratório de Santo Antônio 

Programação: Coral de Oratório de Santo Antônio, rifa beneficente, quermesse e show de forró do sanfoneiro Zelito Bezerra 

Quando: 13 de junho, terça-feira, a partir das 17h

Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab) 

Endereço: Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico de Salvador

Ingressos sociais: R$ 25 (preço único) 

Vendas antecipadashttps://www.sympla.com.br/trezena-de-santo-antonio__2014614 

Bilheteria física: Apenas no dia 13 de junho no evento

Classificação etária: Livre

Informaçõeswww.museuafrobrasileiro.com.br